endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

desenvolvimento

Paran? est? na disputa por f?brica de latic?nios

Terça-feira, 26 de março de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 14:10:54


Ouvir matéria

A Tirol, com sede em Santa Catarina, anunciou planos para uma unidade de R$ 50 milhões na esperança de atrair propostas dos estados do Sul

É de olho nos incentivos fiscais que a Tirol Laticínios Ltda, marca catarinense, do município de Treze Tílias, anuncia seus planos de construir uma nova fábrica de processamento de produtos UHT, como leite e derivados. Terceiro no ranking nacional de produção de leite, com uma produção de 3,81 bilhões de litros por ano, o Paraná disputa com o Rio Grande do Sul a localização do investimento de cerca de R$ 50 milhões. Hoje, o estado conta com 301 estabelecimentos de laticínios, entre micro e grande portes.

Segundo a gerente de marketing da empresa, Schirlei Osmarini, a fábrica, que deve duplicar a produção diária da Tirol, deve gerar cerca de 500 empregos diretos e mais de cinco mil indiretos. “A empresa divulgou [os planos] para ter essa abertura de negociação. Trata-se de um grande investimento e a Tirol quer construir sua unidade em um local onde tenha apoio e estrutura”, frisou.

A marca, que já é líder em leite longa vida, quer aumentar sua fatia de mercado em outras categorias da linha UHT e se fortalecer ainda mais no mercado nacional.

A região dos Campos Gerais, com cidades como Castro, Carambeí e Ponta Grossa, está entre as mais cotadas para sediar o empreendimento dentro do estado (leia mais nesta página). Somente a cidade de Castro é a responsável pela maior produção leite do país, com mais de 200 milhões de litros de leite por ano.

Segundo o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) José Roberto Tosato, além da alta produtividade, a qualidade do leite da região também é um diferencial.

De acordo com a gerente de marketing da Tirol, além dos incentivos fiscais, a escolha do local leva em conta a questão de logística, tanto de captação do produto in natura quanto de distribuição do produto final. “Ainda não temos nada definido. Acreditamos ter essa definição do local nos próximos 60 dias”, frisou.

“Tratativas”

Segundo o secretário estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o governo estadual mantém contaot com os executivos da Tirol. Ele disse que hoje vai receber uma equipe da empresa para discutir a liberação de incentivos por meio do programa Paraná Competitivo.

Além da Tirol, a Seab também está em negociação com o Grupo Senoble, empresa francesa produtora de queijos finos, sobremesas geladas e iogurtes. Os investidores vieram em fevereiro ao Paraná, em busca de mais informações sobre a produção de leite e as potencialidades do estado no ramo.

Fonte: gazeta

 Veja Também