endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Com?rcio exterior

China volta a cancelar compra de soja do Brasil, diz Blairo Maggi

Sexta-feira, 19 de abril de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 14:10:01


Ouvir matéria

Problema, segundo os chineses, é o atraso no embarque causado por problemas de infraestrutura no Brasil

Pela segunda vez no último mês, importadores chineses decidiram cancelar compra de soja brasileira alegando quebra de contrato. O problema, segundo os chineses, é o atraso no embarque causado por problemas de infraestrutura no Brasil.

A informação foi dada hoje pelo senador e produtor de soja Blairo Maggi (PR), que criticou duramente os gargalos logísticos no Brasil. "É o fim do mundo", desabafou.
Acompanhado do presidente da Aprosoja (Associação Brasileira de Produtores de Soja), Gabriel Silveira dos Santos, Maggi reuniu-se em Pequim com representantes do governo e de setores de exportação e importação de alimentos da China.

Eles não souberam dizer qual o volume da compra cancelada, mas disseram ser "vários navios".

Segundo Maggi, um dos compradores chineses que decidiu cancelar a compra contou ter sido obrigado a fechar sua processadora depois do atraso de 65 dias no embarque no porto de Santos.

No mês passado, a Sunrise, maior comercializadora chinesa de soja, anunciou que iria cancelar a compra de quase 2 milhões de toneladas do produto devido ao atraso provocado pela falta de infraestrutura no Brasil.

Dos Santos disse que a China compra 60% da soja exportada pelo país e e os danos gerados pelo gargalo logístico está fazendo o Brasil perder credibilidade.

Os compradores chineses afirmaram que os entraves farão com que troquem a soja do Brasil pela dos Estados Unidos.

Fonte: gazeta

 Veja Também