endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

congresso

Marcelo Almeida ? eleito novo coordenador da bancada federal do Paran?

Quarta-feira, 08 de maio de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 13:47:25


Ouvir matéria

Almeida foi escolhido por aclamação após um acordo com o também deputado Assis do Couto, que deve assumir a função no ano que vem

O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) foi eleito na noite desta terça-feira (7) coordenador da bancada do Paraná no Congresso Nacional. O parlamentar vai exercer o cargo até fevereiro de 2013. Cabe ao coordenador, entre outras tarefas, a interlocução entre os congressistas do estado e os governos estadual e federal.
Almeida foi escolhido por aclamação após um acordo com o também deputado Assis do Couto (PT). Pela negociação, que evitou uma disputa eleitoral entre os dois, Couto vai assumir o posto no próximo ano. “A gente precisa construir uma grande força política para enfrentar os temas que importam ao Paraná”, afirmou o petista.

O novo coordenador, que assume o lugar do deputado Osmar Serraglio (PMDB), falou em unidade de interesses. “Eu tenho a capacidade de aglutinar pessoas, de ‘varrer para dentro’, de pensar no coletivo”, disse. “Temos de tirar esse estigma do Paraná dividido.”

Almeida apresentou um conjunto de seis propostas aos colegas. A primeira é identificar os principais projetos de interesse do estado em tramitação na Câmara e, a partir disso, manter uma agenda de encaminhamento e mobilização nas comissões. O deputado citou o novo projeto de lei que trata da destinação exclusiva dos royalties do petróleo para a educação. “Precisamos aproveitar essa discussão para chegar a uma proposta de consenso para brigarmos por mudanças na divisão do mar territorial entre os estados.” A forma de divisão geográfica atual, estabelecida em 1986, prejudica em especial o Paraná e o Piauí. A nova proposta também deve abordar outra questão de interesse do Paraná – as regras de distribuição de royalties pela exploração do xisto.

Almeida também propôs uma agenda de encontros mensais dos membros da bancada, além de reuniões com as Casas Civis dos governos estadual e federal. Também prometeu enviar informes semanais para os gabinetes dos parlamentares sobre o andamento dos projetos considerados prioritários.

Almeida tem 42 anos e exerceu um mandato anterior, na legislatura passada, também como suplente. Antes, foi vereador em Curitiba. Empresário, o deputado é herdeiro do grupo CR Almeida.

O papel do coordenador da bancada federal

Interlocução – É o responsável pelo diálogo institucional entre os congressistas do Paraná e os governos do estado e federal.

Liderança – Apesar de o cargo ser informal na estrutura do Congresso, cabe ao coordenador dar o posicionamento do estado em votações importantes.

Emendas – Assume a apresentação e acompanhamento das emendas coletivas ao Orçamento da União dos congressistas paranaenses.

Fonte: gazeta

 Veja Também