endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

seguran?a

Contra espionagem, Dilma anuncia prote??o a e-mails oficiais

Segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 14:02:15


Ouvir matéria

O novo sistema, desenvolvido pelo Serpro, será criado como resposta às denúncias de espionagem do serviço de inteligência norte-americano ao governo e empresas brasileiras

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje, em sua conta oficial no Twitter, que os e-mails do governo federal terão um novo sistema de proteção, desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), para evitar casos de espionagem como os que foram recentemente revelados.

"Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal. Esta é a primeira medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais", disse a presidente.

"É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem", completou.

No mês passado, a Folha havia antecipado a decisão, ao mostrar que os Correios e o Serpro começaram a negociar uma parceria comercial para desenvolver o sistema nacional de e-mail seguro, encomendado pelo Ministério das Comunicações.

A intenção do governo é incentivar esse trabalho em conjunto para agilizar o lançamento do serviço e reduzir a mão de obra para viabilizar a medida - criada como resposta às denúncias de espionagem do serviço de inteligência norte-americano ao governo e empresas brasileiras.

Ainda há intenção de incluir nesse processo as empresas privadas que tiverem interesse de patrocinar o aperfeiçoamento da ferramenta em troca de anúncios que aparecerão na tela dos usuários.

A ideia é que o novo sistema já esteja em uso no segundo semestre do ano que vem.

Fonte: gazeta

 Veja Também