endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

voluntario

Doa?es de sangue precisam dobrar

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Última Modificação: //


Ouvir matéria

Coleta anual atinge 1,8% da população, porcentual ainda distante do necessário para manter os bancos com estoque regularizado

O Brasil comemora hoje o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue com a tarefa de dobrar os índices de coleta no país. A taxa anual de voluntários que se dispõem a contribuir com a rede de hemocentros públicos e privados ainda não ultrapassa 1,8% da população, com uma média de 3,6 milhões de doações. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o índice esteja entre 3% e 5% da população, para que os estoques nos bancos de sangue se mantenham regularizados.

INFOGRÁFICO: Nos últimos anos, número de coletas permanceu estável nos hemocentros

A dificuldade em aumentar o número de doadores também atinge outros países, principalmente os que ainda estão em processo de desenvolvimento. A OMS calcula que das 107 milhões de bolsas de sangue coletadas no mundo anualmente, 50% ainda venham de países desenvolvidos, onde vivem apenas 15% da população mundial.

Para o diretor da Associa­­ção Brasileira de Hema­­tologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dante Langhi Júnior, trata-se de um cenário que só pode ser modificado através de ações educativas permanentes. “Nos países desenvolvidos, as pessoas aprendem desde pequenas, na escola, que a doação de sangue é um ato de civilidade, de cidadania, independente se temos parentes ou não precisando de sangue. Precisamos mais de campanhas educativas do que campanhas para doação”, opina.

No esquecimento

No Paraná, a situação não difere muito da média nacional. O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Roberto Hatschbach, estima que 1,98% da população paranaense tem o hábito de doar sangue. Por mês, são colhidas 12 mil bolsas na rede pública – quantidade que ainda poderia ser superior, avalia. “Ocorre que a população não se lembra de doar sangue”, diz ele.

Hatschbach afirma ainda que a captação de novos doadores precisa passar por um trabalho de conscientização. “Assim foi com o cinto de segurança, para que as pessoas passassem a usá-lo”, compara. Hoje, somente em Curitiba, são necessárias diariamente 150 novas bolsas de sangue. “Mas não chegamos a mais de 100 por dia”, comenta o diretor do Hemepar.

Segundo Hatschbach, apesar deste quadro, o nível dos estoques dos 22 bancos de sangue paranaenses está dentro do aceitável. A condição vem sendo garantida através de uma busca constante de novos e antigos voluntários. No caso dos homens, cada um pode doar até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres, três vezes. “Nossa maior preocupação ainda é nos feriados prolongados e fim de ano, quando as doações diminuem”, pontua.

Mitos ainda afastam voluntários

Apesar de ser um processo rápido e quase indolor, uma série de mitos ainda envolve o ato de doar sangue. Em Londrina, Norte do estado, a assistente social do Hemocentro ligado ao Hospital Universitário (HU), Eliana Aparecida Palu Rodrigues, relata que ainda há quem tenha receio de se tornar um doador – com medo de o sangue afinar ou engrossar. “As pessoas acham que vão passar mal ou que uma grande quantidade de sangue será retirada, mas não é nada disso”, esclarece.

Passada a etapa do cadastro e da triagem clínica, a doação tende a levar em torno de 10 minutos. São retirados cerca de 450 ml, quantidade que pode atender até quatro pessoas. “Há casos ainda de pessoas que podem precisar de até 100 doadores, devido à necessidade de várias reposições. Por isso, toda doação é muito importante, independente do tipo de sangue”, frisa a assistente social.

Em Londrina, cerca de 700 doadores comparecem ao hemocentro local no máximo de vezes permitidas ao ano para cada sexo. Outros 2,5 mil voluntários doam duas vezes ao ano e cerca de 8 mil, uma vez por ano.

 

Fonte: gazeta

 Veja Também