endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

dica

Ch?s: descubra 15 curiosidades e benef?cios sobre eles!

Quinta-feira, 20 de março de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:54:36


Ouvir matéria

Da REDAÇÃO

O chá tem conquistado cada vez mais os brasileiros! Pode não ter ainda o mesmo sucesso que o café de todos os dias, mas, aos poucos, seu consumo tem crescido. Prova disso são os dados divulgados, em 2012, pela empresa de pesquisa internacional Euromonitor. E de acordo com o levantamento, o consumo do chá quente, vendido em saquinho e a granel (em grande quantidade) cresceu 16% em volume entre 2009 e 2011 no Brasil.

Apesar desse aumento, o país ainda está entre as últimas posições no ranking elaborado pela Euromonitor - ao todo são 52 países listados - sobre as nações que mais consomem chá. A pesquisa revela também que o consumo per capita da bebida, pelos brasileiros, é de apenas 8,5 xícaras. Os turcos, por exemplo, consomem 1,6 mil xícaras de chá por pessoa.

Por sua vez, há inúmeros levantamentos que já apontam os efeitos benéficos do chá no organismo. Um desses estudos foi realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP). Dentre as descobertas observou-se, por exemplo, que o chá verde pode ser um grande aliado na perda de peso e da gordura corporal. Ainda de acordo com esse estudo, publicado em dezembro de 2011, o aumento da força muscular é maior quando o chá verde é ingerido antes dos exercícios.

Já o consumo regular do chá preto pode ajudar a reduzir o nível de estresse. Segundo pesquisa realizada pela University College London, em 2006, a bebida pode ainda prevenir contra alguns tipos de câncer e doenças. Isso porque os pesquisadores britânicos acreditam que substâncias conhecidas como flavonoides, presentes no chá preto, promovem a saúde. Além disso, o chá de alecrim foi apontado como um dos responsáveis na melhora da digestão e tem efeito cicatrizante.

Resumindo... o consumo cresce e as pesquisas indicam inúmeros benefícios! Mas afinal, qual a maneira correta de preparar o chá, você sabe? No Brasil, a bebida é enquadrada como alimento pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e não como um fitoterápico, que é quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento.

A nutricionista Carolina Favaron, do Meeting Brasileiro de Nutrição & Estética, explica que fazer um bom chá é simples: basta aquecer água até iniciar a fervura, derramar sobre a erva e mexer suavemente. Em seguida, abafe o recipiente por cerca de 10 minutos e coe a infusão ou esprema para tirar o excesso de líquido da erva.

Carolina explica que, em relação aos chás de saquinhos, é preciso observar na embalagem se não há adição de nenhum composto químico como os antifúngicos. "Também é recomendado tirar as ervas do saquinho para garantir todos os benefícios do chá. Outra coisa importante é não comprar ervas a granel, já que não se sabe a conservação e higiene, além de que se pode correr o risco de comprar algum chá com identificação errada", explica.

Há um limite de doses diárias para se tomar o chá? A nutricionista conta que o ideal é não ultrapassar 1 litro da bebida. O recomendado, completa Carolina, é associar o consumo dos chás com uma dieta equilibrada. "Chás que contribuem para reduzir o inchaço ou acelerar o metabolismo terão melhor efeito com uma alimentação balanceada, por exemplo. Vale lembrar que os chás podem contribuir com o processo, mas não fazem milagres. Se puder, consuma logo após o preparo, assim não há perdas dos componentes benéficos", diz.

Fonte: msn

 Veja Também