endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

dependencia

Ajuda para abandonar o cigarro

Segunda-feira, 31 de março de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:53:36


Ouvir matéria

O Paraná conta com 455 unidades credenciadas ao SUS para tratar casos de tabagismo. No ano passado, 4.663 fumantes pararam de fumar após os atendimentos

Em 2013, 4.663 pessoas pararam de fumar depois de participar dos programas antitabagismo no Paraná, onde 11.372 fumantes procuraram o serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e passaram pela avaliação clínica inicial. “No último trimestre de 2013, 1.498 pessoas que participaram do programa (43,87%), de um total de 3.414, pararam de fumar. É um resultado positivo, que consideramos um sucesso”, explica Jonatas Reichert, pneumologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Conseguimos um número compatível com a média de efetividade dos programas divulgados pela Organização Mundial da Saúde”, diz.

Com 25 anos de projeto, o Paraná conta com 455 unidades credenciadas para atender os casos de tabagismo pelo SUS, 63 delas em Curitiba. “O melhor caminho ainda é a prevenção. Mas os fumantes são dependentes; consideramos o tabagismo como uma doença e é assim que o tratamos. Além disso, essas pessoas ficam vulneráveis a doenças respiratórias, cardiocirculatórias ou até ao desenvolvimento de um câncer”, afirma Reichert.

O professor universitário Marcelo Stein de Lima Souza, de 55 anos, começou a fumar aos 13. Em 2012, depois de sofrer com sucessivas gripes, resolveu procurar ajuda para parar. “Além do mal-estar que eu já estava sentindo, tem os horrores de que a gente fica sabendo. Então, estava na hora”, conta Souza, que procurou um médico e fez tratamento com medicamentos. “Achei que quando parasse de tomar o remédio iria querer voltar a fumar, mas não aconteceu”, afirma.

Mesmo tento engordado, Marcelo diz se sentir bem melhor. “Respiro melhor, tenho pele, cabelo e unhas melhores. Estou percebendo também outros sabores e resolvi ir para a cozinha. Agora sou um aprendiz de cozinheiro”, conta.

Já Marcos*, que preferiu não ser identificado, encontrou a ajuda de que precisava nos grupos de conversa. Ele tentou parar de fumar pela primeira vez em 2003, depois de 15 anos de fumo. “É um sentimento muito ruim de fracasso não conseguir. Achamos que temos controle da nossa vida, mas não é bem assim”, conta. Marcos voltou a fumar e apenas em 2013 quis parar novamente. “Agora procurei o programa. Tem sido difícil, mas dessa vez estou conseguindo chegar mais longe. Ter esse apoio é importante e conversar com outras pessoas faz com que eu saiba que eu não sou o único passando por isso”, relata.

Desafio

Uma das maiores dificuldades de ampliação do projeto é a capacitação de técnicos para atendimento. Para isso, é necessário realizar cursos com profissionais formados na área de saúde, abrangendo Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, entre outras. “Estamos chegando num modelo mais sustentável, em que os profissionais já treinados podem capacitar os outros e descentralizar o processo. Com isso, conseguimos capacitar 823 pessoas em 2013”, afirma Jonatas Reichert, da Sesa.

* Nome fictício.


66,47% dos pacientes foram medicados

Quando decide parar de fumar, o dependente pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e, caso o serviço não seja ofertado nesse local, o paciente será encaminhado para outra unidade.

Primeiro o fumante passa por uma avaliação inicial com um profissional de saúde. “Nesse momento vamos investigar a saúde do paciente, saber o peso e outras informações, mas também a história relacionada ao tabagismo, há quanto tempo fuma, e ver se existem contraindicações ao uso da medicação”, explica Cláudia Palm, coordenadora do programa de combate ao tabagismo da prefeitura de Curitiba. A partir desses dados, é elaborado um programa individual de tratamento, que atenda às necessidades de cada paciente.

Para Cláudia, um dos aspectos mais importantes é cobrir as diferentes maneiras pelas quais a dependência se manifesta. “Existe um aspecto comportamental, um físico e um psicológico/emocional, e precisamos trabalhar os três. Por isso não adianta só tomar o medicamento e resolver a parte física. Conversar sobre as dificuldades do processo e participar dos grupos traz uma efetividade maior”. Para isso, são formados grupos de cerca de 15 pessoas, que se encontram semanalmente, com o acompanhamento de um profissional, para compartilhar experiências.

Em 2013, 66,47% dos pacientes que passaram pelo programa no Paraná foram medicados. Entre os remédios usados estão a terapia de reposição de nicotina, que ajuda a evitar crises de abstinência, e o Bupropiona, antidepressivo que ajuda a controlar a ansiedade dos pacientes ao largar o cigarro. “Explicamos aos pacientes que o medicamento não é o milagre do processo, se não a pessoa nunca mais vai querer largar o remédio e vai acabar trocando um vício pelo outro. A medicação é usada durante no máximo três anos”, explica Cláudia.

Fonte: gazeta

 Veja Também