endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

pediatria

Os pequenos pedem socorro

Segunda-feira, 08 de setembro de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:41:33


Ouvir matéria

Cardiopatia infantil é problema grave de saúde pública no Brasil e leva a óbito mais da metade dos bebês que apresentam deficiência

Um em cada cem bebês que nascem vivos no Brasil apresenta cardiopatia congênita. Em uma escala de mil crianças, nove manifestam o problema. Deste total, apenas 38% chegam a receber tratamento adequado. O restante morre antes de completar o primeiro ano de vida, segundo dados do Ministério da Saúde. O órgão estima que 25% dos casos de cardiopatia sejam graves. O diagnóstico durante o pré-natal, de preferência até a 25.ª semana da gestação, pode fazer a diferença nestas estatísticas.

A medida é essencial para garantir acompanhamento adequado e preparação para receber o bebê, orienta a presidente do Departamento de Cardiopatia Congênita e Cardiologia Pediátrica, da Sociedade Brasileira de Cardiopatia (SBG), Isabel Cristina Brito Guimarães. “O ideal é que, com o diagnóstico precoce, a grávida possa ter o bebê em um serviço de saúde que ofereça estrutura para o tratamento, no qual a criança possa ser avaliada pelo cardiologista após o parto e levada para internação, cateterismo cardíaco ou cirurgia, se preciso”, diz.

Com intervenções logo nos primeiros dias de vida nos casos mais graves, a chance de sobrevivência aumenta e as crianças podem levar uma vida normal. “Hoje, por mais grave que seja a cardiopatia, a medicina ainda tem algo a oferecer, seja com uma cirurgia paliativa, preparatória ou com possibilidade de cura”, assinala a cardiologista Rosângela Belbuche Fitaroni, do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo.

De acordo com a representante da SBC, cardiopatias congênitas podem ser detectadas ainda no ultrassom morfológico feito pela gestante. Quando anomalias são observadas pelo obstetra, como, por exemplo, alteração no ritmo cardíaco do bebê, é feita a indicação para o ecocardiograma fetal. O exame vai fazer uma espécie de ultrassom do coração do bebê ainda na barriga da mãe. “É importante que os profissionais estejam treinados para rastrear anormalidades e encaminhar o caso para um especialista”, pontua Isabel, ao ressaltar que a cardiopatia congênita representa a principal má formação do feto no país. “De cada dez crianças com o problema, duas vão precisar de cirurgia após o nascimento”, destaca.

A médica aponta que as causas para a incidência de cardiopatia congênita costumam ser aleatórias, mas problemas de saúde da mãe, como diabetes e lúpus, podem aumentar as chances da má formação.

Teste do coração

Rosângela reforça que as maternidades precisam estar preparadas para oferecer o “teste do coraçãozinho”. A prática, obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS), ajuda a evitar que os pequenos recebam alta sem o diagnóstico. Segundo ela, é comum que a criança portadora de uma patologia cardíaca grave passe mal após a liberação e entre em óbito em casa. O bebê pode até nascer em boas condições, mas apresentar, horas depois, sinais como taquipneia, sopro cardíaco e cianose. Em outras situações, a família pode enfrentar dificuldade para internação em UTI na rede pública após a alta. “O teste do coração é crucial para detectarmos casos mais graves. Se o diagnóstico não foi feito com o ecocardiograma fetal, ainda se tem chance de fazer algo para a criança não morrer antes do primeiro mês de vida”, alerta a cardiologista.

 


 

Cartilha

A Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações lançou recentemente uma cartilha sobre cardiopatia congênita. Intitulado Cardiopatia Congênita - de mãe para mãe, o material define o problema, descreve sintomas, indica os principais exames para diagnóstico e lista cuidados que devem ser tomados com a criança portadora. A cartilha – que conta com aval de especialistas – será distribuída em postos de saúde dos municípios atendidos pelos núcleos da Pequenos Corações e às famílias de crianças cardiopatas.

Mais informações podem ser obtidas no site da organização, o www.pequenoscoracoes.com.

 

Fonte: gazeta

 Veja Também