endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

especial

TJ-PR elege nova c?pula em novembro

Sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Última Modificação: //


Ouvir matéria

Desembargadores escolherão cinco colegas que comandarão o órgão pelos próximos dois anos

 

A cúpula do Tribunal de Justiça do Paraná para o biênio 2015-2016 está prestes a ser escolhida. No dia 3 de novembro, os 120 desembargadores do TJ-PR elegerão os novos nomes que dirigirão o Poder Judiciário paranaense.

São cinco cargos em disputa: presidente, 1.º vice-presidente, 2.º vice-presidente, corregedor-geral da justiça e corregedor. Ainda haverá a escolha de magistrados para compor o Conselho da Magistratura.

Semelhanças

Três desembargadores concorrem ao posto máximo para substituir o atual presidente, Guilherme Luiz Gomes. Todos têm em comum o fato de serem juízes de carreira e de terem passado pelo Tribunal de Alçada, que foi extinto com a Emenda Constitucional 45/04. Outros cinco dos dez desembargadores que pleiteiam as demais vagas também têm passagem pelo antigo TA.

Para mostrar quem são os concorrentes dessa disputa, o Justiça & Direito entrevistou os três candidatos à presidência. Eles falaram sobre suas propostas e seus pensamentos sobre os principais assuntos referentes ao Judiciário paranaense. Além disso, você descobre ao lado quem são os candidatos aos outros cargos diretivos.

1ª Vice-presidência

Principal atribuição: processar e exercer juízo de admissibilidade de recursos paras as instâncias superiores.

Concorrentes

Sônia Regina de Castro

Formada em direito pela UFPR em 1973, iniciou a carreira na magistratura em 1978 e foi juíza nas comarcas de Araucária, Guaraniaçu, Cascavel, Cianorte e Curitiba. Foi nomeada juíza do Tribunal de Alçada em 2000 e desembargadora do TJ em dezembro de 2004.

Renato Braga Bettega

Juiz estadual desde 1980, atuou em Paranaguá, Capanema, Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Curitiba. É desembargador desde março de 2007.

José Joaquim Guimarães da Costa

Graduado em direito pela UFPR, ingressou na magistratura estadual em 1981, tendo passado por Ponta Grossa, Campo Largo, Cândido de Abreu, Marechal Cândido Rondon, São José dos Pinhais, Cascavel e Curitiba. Foi promovido a desembargador em maio de 2006.

D’Artagnan Serpa Sá

Bacharel em direito pela PUCPR, foi aprovado no concurso de juiz de direito em 1988. Exerceu suas atividades em Rolândia, Tibagi, Campo Mourão, Palmas e Curitiba e se tornou desembargador em 2006.

2º Vice-presidência

Principal atribuição: supervisão do sistema dos juizados especiais.

Concorrentes

Fernando Wolff Bodziak

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1986. Iniciou a carreira como juiz de direito substituto em Jacarezinho e depois atuou como juiz de direito nas comarcas de Cândido de Abreu, Imbituva, Umuarama, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. Foi juiz do Tribunal de Alçada entre setembro e dezembro de 2004, quando foi nomeado desembargador. Em agosto deste ano assumiu a 2ª vice-presidência em um mandato tampão, em virtude da aposentadoria da desembargadora que estava no posto.

Corregedoria

Principal atribuição: colaborar com o corregedor-geral na fiscalização disciplinar.

Concorrentes

Robson Marques Cury

Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1972, começou a carreira na magistratura em 1977, com atuação em União da Vitória, Dois Vizinhos, Cerro Azul, Toledo, Cascavel e Curitiba. Em abril de 2000 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e passou ao cargo de desembargador em dezembro de 2004. Ele foi eleito no início da semana para ocupar o cargo de corregedor até o fim da atual gestão.

Mário Helton Jorge

Bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1985. Iniciou a carreira de juiz em 1990 na comarca de Toledo, com passagem por Santa Helena e Santo Antônio do Sudoeste, Chopinzinho, Piraí do Sul, Telêmaco Borba, Cascavel e Curitiba. Foi promovido a desembargador em outubro de 2008.

Corregedoria-Geral

Principal atribuição: realizar correições periódicas e extraordinárias.

Concorrentes

José Augusto Gomes Aniceto

Graduado em direito pela PUCPR em 1975. Começou a carreira de juiz em 1978 em Cianorte, seguida pelas comarcas de Ipiranga, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Cianorte e Curitiba. Foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada em abril de 2002 e em dezembro de 2004 foi promovido a desembargador do TJ.

Eugênio Achille Grandinetti

Graduou-se em direito pela UFPR em 1975. Aprovado em concurso para juiz estadual em 1980, atuou nas comarcas de Lapa, Campo Largo, Curitiba, Capanema, Prudentópolis, Rio Branco do Sul e Piraquara. Foi juiz do Tribunal de Alçada em abril de 2002 e foi promovido ao cargo de desembargador em dezembro de 2004. Na atual gestão ocupou os cargos de corregedor e de corregedor-geral.

Conselho da Magistratura

Principal atribuição: exercer controle sobre a execução do orçamento do Poder Judiciário.

Concorrente

Fábio Haick Dalla Vecchia

Foi juiz substituto, desde 1992, em Bela Vista do Paraíso, Clevelândia e Marechal Cândido Rondon. Trabalhou também nas comarcas de Barracão, Engenheiro Beltrão, Paranavaí, Londrina e Curitiba. A partir de 2004 passou a atuar como juiz substituto em segundo grau e assumiu o cargo de desembargador em novembro de 2013.

 

Fonte: gazeta

 Veja Também