endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

oeste do Paran?

Foz do Igua?u registra primeiro caso de febre chikungunya

Sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:32:21


Ouvir matéria

Um representante comercial de 69 anos, residente no Rio Grande no Sul, foi diagnosticado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, com a febre chikungunya.

 

O caso foi confirmado por análises laboratoriais, nesta quarta-feira (10), pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

O paciente procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Foz do Iguaçu no dia 22 de novembro com febre, dores no corpo e nas articulações. Foi medicado e liberado no mesmo dia.

No entanto, o homem já apresentava os sintomas desde o dia 3 de novembro, depois de retornar de uma viagem pela Venezuela (país com casos confirmados da doença).

De acordo com Mara Ripoli, responsável pelosetor de Controle de Doenças Transmissíveis, em virtude dos sintomas e do histórico do paciente, foram feitos exames para dengue e febre chikungunya. “O exame ficou pronto ontem [quarta-feira], informamos o paciente dos resultados e ele disse que ainda está sentido algumas dores, mas passa bem”, disse Mara Ripoli.

Ela informou ainda que o município estava preparado para lidar com este tipo de situação. “Nós já estávamos esperando por um caso desta natureza para a Copa do Mundo", afirmou.

Desde janeiro, Foz do Iguaçu registrou 832 casos suspeitos de dengue e 51 casos confirmados da doença. Três evoluíram para quadros mas graves, porém não houve nenhuma morte.

Este é o terceiro caso registrado no Paraná. Foram confirmados no Paraná dois casos de febre chikungunya no mês de junho. Os dois pacientes eram de Maringá e haviam retornado de uma viagem ao Haiti, onde a doença é endêmica.

Fonte: Gazeta

 Veja Também