endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Educa??o

O ministro da Educação, Renato Janin

Terça-feira, 09 de junho de 2015

Última Modificação: 05/11/2018 13:22:37


Ouvir matéria

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na noite de hoje (8) pela página do Facebook que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) este ano. De acordo com o ministro, será priorizada a formação de professores além de cursos da área de saúde e engenharia. 

Janine disse que estabelecer prioridades “não significa excluir outros cursos". "As prioridades partem do reconhecimento de nossas necessidades mais prementes”, destacou.

O programa deverá seguir critérios adotados na primeira edição deste ano, de acordo com o ministro, e vai priorizar os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). As notas vão até 5. Além disso, as regiões Norte e Nordeste “por suas necessidades especiais, serão também priorizadas”, diz a publicação.

A pasta vai anunciar em breve datas e todos os detalhes, de forma transparente. "[Isso] é nosso dever e prazer”, ressaltou. A publicação, feita há pouco menos de uma hora, tem mais de 1,3 mil curtidas. 

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição deste ano, foram firmados 252 mil contratos.

Fonte: Agencia Brasil

 Veja Também