endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

administra??o

A prefeitura do município de Faxinal promov

Sexta-feira, 26 de junho de 2015

Última Modificação: 02/02/2016 09:29:23


Ouvir matéria

A prefeitura do município de Faxinal promoveu nesta quainta-feira (25), a II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que tratou do tema “Comida de verdade no Campo e na Cidade: Por direitos a soberania alimentarDireito”. O grande evento realizado contou com o apoio e iniciativa do prefeito Adilson Silva Lino (PDT). Estiveram presentes além dos secretários municipais, vereadores, diretores de escolas, autoridades e lideranças da comunidade, como membros da sociedade civil organizada e a população em geral, com a finalidade de encaminhar uma ampla reflexão, estudos e a construção de propostas, dentro dos eixos temáticos definidos, cujo foco representam aprofundar questões nas áreas como o avanço, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano a alimentação.

OS palestrantes da conferência Carlos Albano Hoebel (diretor da agricultura do município),Roque Fonseca ( técnico da Emater de Grandes Rios) e Flavio Jedneralski ( técnico da Emater de Faxinal), trouxeram ao público participante um valioso conjunto de informações, composto da legislação atual para a área, seu histórico e atualidade, diagnóstico geral da situação da fome mundial e no país e até aspectos regionais dela, além de casos bem sucedidos no encaminhamento das melhores práticas, para obtenção da eficácia na segurança alimentar e nutricional. Também foi apresentado um minucioso relato das operações do programa de alimentação escolar que mantém correlação com a eficácia notadamente no combate a fome.

Já os números apresentados, mostraram bastante integração nas relações comerciais, do programa de aquisição de alimentos e as entidades atendidas, as quais vem demonstrando grande eficácia com soluções para os casos que apresentam risco de vulnerabilidade, onde aparece a insegurança alimentar como vetor de maior relevância. Atualmente 25 agricultores familiares a um custo médio anual de R$ 3.000,00 mil, fornecem periodicamente os 40 itens de produtos agrícolas mais importantes do nosso dia a dia, que são distribuídos a 20 entidades beneficiárias, e transformados diariamente em alimentação para um contingente de 2.000 mil pessoas, público alvo integrado pela comunidade escolar do município, ainda escola de educação especial, centros de educação infantil e entidades filantrópicas.

- “Segurança alimentar é uma área de grande atenção da nossa administração, é inadmissível que diante dos atuais cenários, ainda se identifique pessoas passando privações, como não ter o alimento sagrado de cada dia, as políticas públicas devem produzir eficácia no encaminhamento de soluções, que contemple eliminar todas as variáveis, que representem risco a vulnerabilidade social e a insegurança alimentar e nutricional”, finalizou o prefeito Silva Lino.

A organização geral do evento muito elogiada por todos, coube a Cibelli Ap. Kaplun Silva Lino Nutricionista do município, Emater e equipe que compõe o comitê, apoiada pela Secretaria Municipal de Educação, e Diretoria de Cultura. 

Fonte: pmf

 Galeria de Fotos

 Veja Também