endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

7 sinais de câncer que não devem ser ignorados

Sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016

Última Modificação: 04/01/2017 16:38:47


Ouvir matéria

Uma doença silenciosa que faz muitas vítimas, não importa a idade e nem como. De acordo com a Cancer Research UK, muitas pessoas tendem a achar que alguns sintomas do câncer são triviais e, por isso, não procuram seus médicos. Um cenário que pode mudar quanto mais existirem campanhas de incentivo ao diagnóstico precoce. Por isso, neste Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro em todo o mundo, oViver Bem reuniu dez sinais que não devem ser ignorados.

#1 Tosse persistente e rouquidão

Uma simples tosse não deve ser alarmante. No entanto, se ela persiste por muito tempo ou vem acompanhada de sangue, vale a pena investigar com o seu médico para descartar o câncer de pulmão, laringe ou tireoide.

#2 Aparição de caroços

Muitos cânceres podem ser sentidos através da pele. Embora um caroço possa ser benigno, quando sentir um novo ou alguma alteração, não custa consultar um médico para averiguar um câncer de mama, testículos ou gânglios linfáticos.

#3 Perda de peso inexplicável

Em algum momento da doença há perda de peso. No entanto, se estiver apresentando problemas de indigestão ou dificuldades para engolir, pode ser um sinal de câncer no esôfago, estômago, pâncreas ou faringe.

#4 Mudanças intestinais ou da urina

Constipação por longos períodos, diarreia ou alterações nas fezes podem apontar um câncer colorretal. Sangue, dores ou alterações na necessidade de urinar podem estar relacionados ao câncer de bexiga ou próstata.

#5 Dores inexplicáveis

Sentir dor não é exatamente uma sentença de câncer, mas uma dor que persiste pode ser um sintoma precoce de alguns tipos da doença, como um tumor ósseo ou cerebral. Na maior parte das vezes, a dor em função do câncer acontece quando ele já se espalhou.

#6 Alterações na pele e feridas que não cicatrizam

Cânceres de pele podem sangrar e parecem feridas que não cicatrizam. Aliás, feridas de longa data precisam ser investigadas por um médico. Verrugas, manchas ou sardas com cores e formas alteradas também são sinais alarmantes.

#7 Sangramentos inesperados

A hemorragia pode acontecer no começo de um câncer ou quando ele já está em estágio avançado. Sangue nas fezes, na urina, durante a tosse, ou fora do ciclo menstrual normal merecem atenção e uma visita ao médico.

Fonte: gazeta

 Veja Também