endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

MAIS UMA PALESTRA REALIZADA COM GRANDE SUCESSO EM FAXINAL!!!

Segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Última Modificação: 07/12/2017 09:34:27


Ouvir matéria

A PREFEITURA DE FAXINAL, através da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador (CVASST) em parceria com a 16ª Regional de Saúde de Apucarana e extensionistas da Emater de Faxinal, realizaram na última quinta-feira (23/11), um grande encontro com os agricultores, comerciantes do Município e profissionais da área de saúde dos Municípios vizinhos de Mauá da Serra, Cruzmaltina e de Marumbi.

O tema da conversa girou em torno das Resoluções e Regulamentos que tratam das agroindústrias familiares rurais que desejam agregar valor à sua produção através do processamento e transformação da produção, bem como da rotulagem de produtos hortículas in natura a granel e embalados, dispostos para o consumo humano, durante toda sua cadeia de produção, distribuição e comercialização, isto é, todo os preceitos contidos, tanto na RDC 49/2013 da Anvisa, como das Resoluções SESA 748/2014 e da Resolução SESA 004/2017.

 

Através de um processo participativo conduzido brilhantemente, pela técnica de alimentos ANNY L. NARCISO URBANETTI, veterinária da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, foi explanado, a todos os presentes temas relacionado às exigências de instalações mais simplificadas para os empreendimentos familiares rurais; questões de saneamento ambiental, especialmente no que tange aos cuidados com água de qualidade; boas práticas de manipulação de alimentos e os princípios básicos de razoabilidade e uma fiscalização orientadora. Segundo a Veterinária Anny, a “higiene e a fiscalização dos alimentos constituem um setor fundamental da saúde pública, ou seja, produzir alimentos dentro das técnicas da Vigilância Sanitária é essencial para a saúde do consumidor”.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Vinicíus Tehodorovicz Costa, o “objetivo maior do Evento é trazer um novo conceito de saúde pública municipal através da prevenção e do esforço para legalizar as agroindústrias familiares para ofertar alimentos de qualidade para os diferentes mercados”.

 

O Prefeito de Faxinal apóia a regularização das agroindústrias familiares, tendo em vista que a atividade gera emprego e renda para o pequeno produtor e valoriza o homem do campo. De acordo com Prefeito Gallo o “pequeno produtor que vive na zona rural de Faxinal, merece todo apoio e assistência técnica da Prefeitura para formalizar sua agroindústria familiar, dentro das exigências da Vigilância Sanitária. Manutenção das estradas rurais, incentivo a feira dos produtores e inclusão das escolas no Programa Compra Direta, são ações prioritárias da nova gestão, enfatizou o Prefeito”.

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também