endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

ALERTA - Vigilância Sanitária alerta a população para o risco de acidente com animais peçonhentos

Quinta-feira, 28 de março de 2019

Última Modificação: 28/03/2019 13:03:49


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Faxinal, através do Departamento de Vigilância Sanitária, alerta a toda população sobre os riscos de acidentes por animais peçonhentos e informa que animais peçonhentos são aqueles que possuem veneno e são capazes de injetá-lo por meio de dentes ou ferrões como, escorpiões, aranhas, serpentes, lagartas, abelhas, entre outros. Dependendo da espécie e gravidade da picada, os acidentes podem levar até mesmo a morte, caso a pessoa não seja socorrida e receba o tratamento adequado a tempo.

Em 2018, o Paraná registrou 11.738 acidentes, sendo 632 por picadas de cobras e serpentes e 6.428 mil por aranhas. Em 2017, foram contabilizados mais de 17 mil acidentes com animais peçonhentos, sendo 1.007 por cobras e 9.693 por aranhas. 

De acordo com Michael, algumas ações e atitudes devem ser tomadas, “para quem trabalha nas áreas rurais de mata ou fazem trilhas, é item imprescindível usar botinas de cano alto, pois mais de 80% dos acidentes atingem as pernas abaixo dos joelhos” destacou o diretor do departamento de vigilância sanitária.

Ele também pede a população que usem luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, evitar de colocar as mãos em buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, examinar sapatos antes de calçá-los, pois as serpentes ou outros animais podem refugiar-se dentro deles, limpar as proximidades das casas, evitando folhagens densas junto delas, evitar o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção.

Para prevenir acidentes com aranhas e escorpiões, a orientação é que calçados, roupas, toalhas de banho e lençóis sejam verificados antes do uso, limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.

Em caso de dúvidas, a população de todo estado do Paraná, pode ligar para o Centro de Controle de Envenenamentos no telefone 0800 410148, que tem plantão 24 horas, ou na Vigilância Sanitária do Município de Faxinal, (43)3461-2281.

“Em caso de acidentes com animais peçonhentos, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para receber o soro e o tratamento necessário. A rapidez no atendimento pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, Sempre que possível levar o causador do acidente.

 

Fonte: SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ http://www.saude.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também