endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Em reunião da Amuvi prefeitos entregam oficio ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, pedindo penitenciária no Vale do Ivaí

Domingo, 07 de abril de 2019

Última Modificação: 26/05/2020 09:00:14


Ouvir matéria

Com a presença do secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e os deputados estaduais Alexandre Curi e Artagão Júnior, participaram da reunião da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã, na manhã dessa sexta-feira, dia 5 de abril, quando foram recebidos pelo prefeito Miguel Amaral.

O presidente da Amuvi, Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), aproveitou a ocasião e entregou um ofício ao secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, solicitando a construção de uma penitenciária numa obra pública abandonada entre os municípios de Mauá da Serra e Tamarana – margeando a rodovia PR-445. A estrutura tem 2 mil metros quadrados.
O objetivo é diminuir a população carcerária no Vale do Ivaí, onde há cerca de 890 detentos, quando as delegacias comportariam apenas 270.
Em março, o problema da superlotação na carceragem da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, que abriga cerca de 180 presos, foi debatido por sugestão da Prefeitura de Ivaiporã e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que convidaram os Poderes Legislativo e Judiciário; Ministério Público; Vara do Trabalho de Ivaiporã; Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Conselho da Comunidade da Comarca; Pastoral Carcerária; Rotary Club; Acisi (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã); Loja Maçônica Amor e Liberdade; Subseção da OAB; 17ª Subdivisão Policial de Apucarana; pastores; e padres.
Posteriormente, o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, e o chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Gustavo Dante, debateram o problema da superlotação na reunião da Amuvi, levando os prefeitos a discutir a possibilidade de construir uma penitenciária e criar o Batalhão da Polícia Militar de Ivaiporã – atualmente 6ª Companhia Independente de Polícia Militar.

“Seria muito bom construir uma penitenciária no Vale do Ivaí, porque reforçaria a segurança pública. Acredito que não irá onerar o Estado”, opinou Ylson Cantagallo, que reconheceu a missão do delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Aldair Oliveira.

“Em Ivaiporã, o delegado Aldair Oliveira pegou uma difícil missão deixada pelo delegado Gustavo Dante, que assumiu a 17ª Subdivisão Policial de Apucarana. Sei o quanto o trabalho na Delegacia de Ivaiporã é difícil. Por isso, acredito que a penitenciária ajudaria a diminuir a população carcerária”, reforçou Ylson Cantagallo.

Segundo Guto Silva as reinvindicações são possíveis de ser atendidas. Mas precisam passar por várias comissões, ver custos e dinâmicas para poder avaliar ouvindo a comunidade. “Mas não está descartada possibilidade alguma”, ponderou o chefe da Casa Civil. A criação da Subdivisão Policial de Ivaiporã também não foi descartada.

fonte e fotos/Lucia Lima de Ivaiporã

 Galeria de Fotos

 Veja Também