endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

363ª reunião da AMUVI é realizada em Apucarana

Sábado, 29 de junho de 2019

Última Modificação: 26/05/2020 08:38:33


Ouvir matéria

A reunião da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí realizada na tarde de sexta-feira, (28) de junho, de 2019, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, contou com as presenças do Diretor de Operações da Agência Paraná BRDE, Wilson Bley Lipski, Heraldo Alves das Neves, Diretor Presidente do Fomento Paraná e Renato Maçaneiro, Diretor de Mercado, onde na oportunidade, apresentaram uma Rodada de Negócios com empresários e prefeitos.

Temas importantes foram abordados na reunião, como redução nas taxas de juros e atualizações nas condições de enquadramento dos municípios atendidos pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). Sistema que financia obras de infraestrutura, construções e compra de máquinas e equipamentos para prefeituras.

O Gerente Regional Norte do Paraná, Olides Millezi Junior, fez uma apresentação de Carta de Créditos para os Municípios.

Durante a reunião, os prefeitos também puderam conhecer o projeto de uma Usina de Reciclagem de Lixo Urbano 100% sustentável, apresentada pelo diretor comercial da empresa Greentec, Ney Koch. No final da apresentação todos os prefeitos assinaram um protocolo de intenções entre os 26 municípios para a possível instalação.

Julio Silveira, representante da Overview Reciclagem, empresa responsável por destinar corretamente Lixo eletrônico, falou da importância de conscientizar a população que o “Lixo Eletrônico” como computadores, aparelhos de som, televisores, entre outro, precisam de descarte correto e apresentou algumas soluções aos prefeitos.  

Outro assunto polêmico discutido na reunião foi o da empresa Nordeste que desativou a linha Apucarana e Ivaiporã, Segundo os prefeitos, foi oficializado um ofício ao PROCOM e a empresa Nordeste já foi notifiada e terá que voltar a linha a partir desta segunda-feira (01) de Julho. Os prefeitos também lembraram que terão que se mobilizarem para achar soluções jurídicas para que a empresa não volte a desativar a linha.

O Prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins JR, o JR da Femac, parabenizou o presidente Gallo pela serenidade com que vem conduzindo os trabalhos frente à AMUVI e disse que é uma honra muito grande estar recebendo uma reunião como essa da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí em Apucarana.

O Prefeito de Faxinal e presidente da AMUVI, Ylson Alvaro Cantagallo, o “Gallo”, abordou alguns projetos como, a compra de um veículo de pinturas de faixas, e o “Mutirão Viário”, projeto este que os municípios entram com um maquinário cada um e a AMUVI paga o combustível. No modelo do projeto, cada município poderá realizar serviços nas estradas rurais, uma espécie de mutirão entre prefeituras. O presidente também lembrou que dia 12 de julho, a AMUVI completa  50 anos e essa data não pode passar em branco e pediu sugestões aos prefeitos para comemorar essa data tão importante para a Associação.

Marcaram presença na reunião, o deputado estadual, Du Carmo (PSL) e também a ex-vice governadora e atualmente assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emilia Belinati.

Fonte: /Fotos Lobão

 Veja Também