endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Passeata marca valorização a vida e prevenção ao suicídio em Faxinal

Quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Última Modificação: 11/07/2024 08:03:24


Ouvir matéria

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Cecom e Centro do Idoso, através da Secretaria de Assistência Social, que tem como secretária a primeira-dama, Magda Cantagallo, promoveu na manhã de quarta-feira (20), uma passeata de Conscientização e Prevenção ao Suicídio (Setembro Amarelo), com participação da Secretaria de Educação e Cultura, diretores, professores e alunos das escolas Municipais e Estaduais.

 

A passeata teve por objetivo dar visibilidade a este importante tema, pois o suicídio atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.

 

Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, houve 15.499 suicídios em 2021, com média de 42 registros diários ou uma morte por lesão autoprovocada a cada 34 minutos. Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aponta que no Paraná, o número de suicídios praticamente dobrou entre 2016 e 2021, tendo sido registrados 379 em 2016 e 1.106 casos em 2021, um aumento de 89,45%. Em média uma ocorrência é registrada a cada 12 horas no Paraná, sendo o quarto estado com mais suicídios no país. Para cada morte registrada, temos outras 20 tentativas. Uma triste realidade.

 

Tabu

 

Tratado como tabu por muito tempo, hoje entende-se a importância de falar sobre esse tema delicado. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

 

O Evento teve como local de partida o Colégio Estadual Érico Veríssimo, passando pelo centro comercial de Faxinal e com finalização na Praça Dealcides Bahls.

 

O coordenador da Secretaria de Ação Social, Dirlei Paula dos Passos, agradeceu a presença dos participantes e o apoio da secretária de Assistência Social, Magda Cantagallo, vereador Carlinhos Vila e da Polícia Militar de Faxinal e de Ivaiporã, que deram todo o suporte para a segurança do evento.

 Veja Também