Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo

Notícia

Governo Municipal de Faxinal


Conferência Municipal da Saúde apresenta avanços na área da saúde em Faxinal


A proposta para se estabelecer um amplo fórum de debates, através de assuntos trazidos a discussão na IX Conferência Municipal da Saúde do município de Faxinal, tendo por vertente principal problematizar o tema “Todos tem direito ao SUS – Construindo as redes de atenção a saúde no Paraná”, superou as expectativas dos mais de 300 participantes, composto de inúmeras autoridades locais e regionais, profissionais da área da saúde, lideranças, vereadores, que atentamente assistiram ao módulo temático, onde Stela Maris Lopes Santini, ocupante de diversos cargos na área da saúde como Diretora e Coordenadora de RH da 16ª Regional de Saúde, além de Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Apucarana, com muita propriedade apresentou uma série de informações sobre o SUS, avanços, direitos e deveres de todos, ainda o que tem sido feito no âmbito da esfera estadual e em parceria com o município, para que as políticas públicas produzam melhorias para o cidadão, já que trata-se de um direito de todos.

Na abertura do evento o diretor da 16ª Regional de Saúde Helcio Kazuhiro Watanabe, expôs as políticas da esfera estadual no desenvolvimento das ações do SUS, inclusive a nível de orientação estratégica como política de longo prazo, mostrou-se plenamente satisfeito com a parceria mantida com o município, o que permite uma prestação de serviços, reveladora de grande interesse de todos os agentes, viu de forma positiva no local da conferência, o enorme interesse por parte de um grande público, interessado na discussão de um tema de interesse geral.

O prefeito Adilson Silva Lino (PDT) incansável batalhador pela melhoria da saúde pública oferecida a população, que busca no poder público a solução para seus problemas, aproveitou a oportunidade para falar sobre a participação do município na formação das redes de atenção a saúde, oportunizou mostrar diversos plus que por iniciativa desta gestão, foram introduzidos e que foram convertidos em melhorias, repassou números como dos investimentos realizados, motivo do reconhecimento de avanços, sobre o aporte financeiro informou ainda que o município atualmente, vem investindo valores que se aproximam dos vinte e cinco por cento. Silva Lino manifestou que vem buscando junto as demais esferas, a ampliação dos índices de aplicação de recursos, para os valores previstos e de direito do cidadão assegurado na legislação vigente.

O secretário municipal de Saúde de Faxinal fez uma fundamentada prestação de contas, que prendeu muito a atenção de todos, quando mostrou várias informações sobre o andamento de diversas subfunções, vinculadas a atendimentos na área da saúde pública, ficou muito evidente que os próprios números são reveladores dos bons momentos vividos na área, e mais do que qualquer argumento, foi motivador ao encaminhamento de muitos elogios pelos profissionais da saúde e o público presente também.

A conferência avaliada por todos que estiveram presente, como efetivamente um excelente instrumento, para que se pudesse gerar alternativas de solução e proporcionar através destes avanços, sugestões para a saúde no âmbito da esfera municipal, já que permite fomentar a reflexão para um tema de grande interesse da população, e que é motivo de discussão no cotidiano, ainda se constituindo em assunto que obrigatoriamente é motivo de abordagens permanentes quase que diariamente na grande mídia.

Ao final do seu discurso Silva Lino não se furtou de elogiar publicamente, as ações da equipe e em especial a atuação do secretário de Saúde Francisco Alfredo Ferreira (o RAL), que com grande maestria vem mostrando competência no encaminhamento das atribuições da pasta, “designamos o RAL para uma área que seguramente é um dos principais gargalos no âmbito das gestões municipais no atual instante, ser secretário exige decisões certas no tempo certo, e apoiado pela sua equipe há o reconhecimento de nossa população, o quanto se avançou e se conquistou em saúde pública no município de Faxinal”, concluiu o prefeito. Como ponto alto, enaltecida por todos os participantes a grande organização do evento, que ainda contou com trabalho em grupo, realizado nas salas temáticas, onde poderiam ser apresentadas propostas.


  • Compartilhe:
  • Por: PMFAX

Última modificação em 08/08/2011

  Imagens
*
Endereço:

Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr

*
Contate a Prefeitura:

0800-090-1062 ou (43) 3461-8000
prefeitura@faxinal.pr.gov.br

*
Horário de Atendimento:

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

*
Gestão:

Hermes Santa Rosa

Redes Sociais

* * *

Copyright ©2025, by Imagem XFind