Sábado, 18 de janeiro de 2025
Última Modificação: 18/01/2025 14:26:52
Ouvir matéria
Nesta semana o secretário municipal de Saúde de Faxinal, Reginaldo da Cruz Júnior, acompanhado pela coordenadora da Atenção Primária, Polyana Hernandes Guerra e pelo farmacêutico (bioquímico), Rodrigo Camargo Santana, estiveram na cidade de Marilândia do Sul, para conhecer o trabalho do “Centro de Atenção Psicossocial” (CAPS). O serviço no município atende pessoas com sofrimento mental grave, e é referência na região.
Eles foram recebidos pela coordenadora do CAPS, em Marilândia do Sul, Tatiane Azevedo, que explicou como funciona o trabalho do CAPS no município.
Conforme o secretário de Saúde de Faxinal, Reginaldo da Cruz Júnior, a administração municipal pretende colocar em funcionamento o atendimento no município.
“Pretendemos implantar esse atendimento em Faxinal para atender a população, por isso, a importância de conhecer o trabalho de referência aqui na cidade de Marilândia do Sul” destaca o secretário.
Como funciona “Centro de Atenção Psicossocial” (CAPS)
Os CAPS são equipamentos de saúde pública que funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não é necessário agendamento prévio. E oferecem: atendimento em situações de crises, processos de reabilitação psicossocial, reinserção social, atividades coletivas e individuais, tratamento médico.
Os CAPS são compostos por uma equipe multiprofissional, que inclui médicos, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras. Sendo divididos em modalidades, conforme o público acolhido e os serviços oferecidos.