Sexta-feira, 07 de dezembro de 2012
Última Modificação: 05/11/2018 14:14:46
Ouvir matéria
Ação será realizada nos supermercados, que terão como apoio panfletos, adesivos, cartazes e outros materiais educativos
A partir desta segunda-feira (5), supermercados de todo o Paraná iniciam uma campanha para conscientizar os consumidores sobre o risco do uso excessivo do sal nos alimentos. Panfletos, adesivos, cartazes e outros materiais educativos serão distribuídos nos supermercados. A campanha é uma iniciativa da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo informações da Secretaria da Comunicação Social do governo estadual, o Paraná é o primeiro estado a realizar efetivamente o trabalho, que tinha sido apenas testado anteriormente no Distrito Federal e em Santa Catarina.
De acordo com Valmor Rovaris, superintendente da Apras, a intenção é fazer com que as pessoas entendam que o excesso de sal prejudica o organismo e, por isso, passem a consumi-lo em menor quantidade. “Um estudo da Anvisa em parceria com a USP [Universidade de São Paulo] mostra que o brasileiro consome, em média, doze gramas de sal por dia. O recomendado pela OMS é de cinco gramas ou menos. Em razão disso é que criamos essa campanha, para conscientizar as pessoas sobre o risco que elas estão correndo quando usam muito sal”, explica Rovaris.
Sete supermercados paranaenses já aderiram à iniciativa. Quatro deles estão em Ponta Grossa, um em Curitiba, um em Londrina e outro em Maringá. Quarenta milhões de consumidores – que transitam mensalmente pelos supermercados do estado – é o público potencial da campanha.
Fonte: gazeta