endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone0800-090-1062 ou (43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

nutrição

É possível manter a forma durante as férias. Saiba como

Quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 14:13:49


Ouvir matéria

Nutricionistas dão dicas de como não ganhar peso durante este período e sugerem alguns sucos para desintoxicação

Uma comilança sem fim capaz de tirar qualquer um da rotina alimentar. Não são apenas as festas de fim de ano que fazem a gente exagerar na mesa. O período de férias e viagens também acabam com a disciplina de dieta e exercícios de qualquer um. Mas, com um pouquinho de força de vontade e alguns cuidados, é possível evitar que o estrago seja grande.

Segundo a professora de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Magda Cruz, o importante é voltar à rotina alimentar logo no dia seguinte. “Aproveite as festas sem culpa, mas, já no próximo dia, retorne à alimentação normal e regrada”, recomenda Magda.

Agora, se o período de férias for mais longo, algumas substituições inteligentes durante as refeições podem ajudar a não comprometer a silhueta. Para a nutricionista Jana Grenteski, que leciona na Universidade Positivo (UP), deve-se atentar para três fatores principais na luta contra a balança: hidratação, atividade física e alimentação regrada.

“Esqueça do refrigerante e lembre do suco natural. Mas dê especial atenção à água. Beba pelo menos dois litros por dia para hidratar e ajudar na desintoxicação”, sugere Jana.

O ideal também é praticar alguma atividade física todos os dias por pelo menos 40 minutos. “Mesmo que a academia não esteja ao seu alcance, caminhadas ou corridas em um ritmo bom são suficientes para queimar os excessos”, conta a nutricionista da UP.

No lugar dos sorvetes, prefira frutas e verduras, que saciam e aliviam o calor da mesma maneira, como diz Magda. “Por serem ricas em fibras, tente consumir frutas pelo menos três vezes ao dia. E opte pelos vegetais crus, que mantêm uma taxa maior de vitaminas se comparados aos cozidos”, afirma.

Para ajudar na desintoxicação, aposte nos vegetais verde-escuros, ricos em ferro e ácido fólico, como couve, rúcula, brócolis e espinafre, e nos chás verde, de boldo e de carqueja.

Todo mundo sabe, mas...

Além dessas dicas, as nutricionistas lembram que as regrinhas gerais da boa alimentação sempre devem ser levadas em conta: mastigue bem e devagar, coma pelo menos três vezes ao dia, não abuse de bebidas alcóolicas e opte por um cardápio leve, evitando frituras e alimentos gordurosos.

 

Fonte: gazeta

 Veja Também