Terça-feira, 05 de março de 2013
Última Modificação: 05/11/2018 14:12:29
Ouvir matéria
Estado tem 180 cidades com casos confirmados da doença. No total, mais de 7,3 mil paranaenses contraíram dengue desde agosto de 2012
Sete novas cidades entraram, nesta semana, para a lista dos municípios paranaenses que estão com epidemia de dengue, ou seja, com incidência maior que 300 casos por grupo de 100 mil habitantes. No total, 20 municípios estão no rol, a maioria deles localizada nas regiões Norte e Noroeste do estado. O Paraná já soma 7.388 casos da confirmados da doença, desde agosto de 2012.
Os dados fazem parte do boletim semanal, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Dos 399 municípios paranaenses, 180 têm casos de dengue confirmados. Em 126 deles, os casos são autóctones (em que a dengue foi contraída no próprio município). Mais de 25 mil notificações foram repassadas às autoridades de saúde.
Os municípios em epidemia são: São Carlos do Ivaí, Peabiru, Fênix, Japurá, Paranavaí, Santa Fé, Quinta do Sol, Terra Rica, Tamboara, Primeiro de Maio, São João do Caiuá, Formosa do Oeste, Engenheiro Beltrão, Ivatuba, Santa Mônica, Inajá, Nova Santa Rosa, Alto Paraná, Itaúna do Sul e Mirador.
Lixo
O índice de infestação também preocupa. De acordo com o boletim atualizado, o Paraná soma 95 municípios com índice superior a 4%, o que significa que, a cada 100 residências visitadas, ao menos quatro tinham larvas do mosquito.
A sujeira tem sido responsável pela proliferação do mosquito vetor da doença. Segundo um levantamento da Sesa, 45% dos criadouros do Aedes aegypti localizados em 2012 era considerados lixo ou resíduo sólido. Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, isso demonstra que as prefeituras devem promover campanhas para estimular e recolher entulhos e que os moradores façam a limpeza de seus quintais.
Fonte: gazeta