Sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Última Modificação: 05/11/2018 14:03:25
O escritor regionalista Joo Simes Lopes Neto foi o homenageado da noite, em Porto Alegre Enviar para um amigo
Ouvir matéria
Com tema menos histórico e mais lúdico, o desfile temático de 20 de Setembro, na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre, foi marcado por carros com efeitos especiais e coreografias de integrantes de CTGs.
A apresentação de abertura teve graça e expressividade de integrantes do CTG Porteira da Tradição, de Eldorado Sul. Para caracterizar o tema dos contos, mitos e lendas, o desfile levou à Avenida Beira-Rio uma homenagem a João Simões Lopes Neto e suas histórias.
No primeiro carro, do coreógrafo Alexander Oliveira, componentes usavam máscaras representando peões de Simões Lopes Neto. As prendas se dividiram entre princesas e salamancas do Jarau. Para dar vida à alegoria, participaram integrantes dos CTGs Maragatos e Tyaraju, do DTG Berço Farroupilha e do piquete Amigos de Viamão. Uma ala com princesas gigantes representou a criatividade do escritor, um dos ícones da literatura regionalista no Rio Grande do Sul.
O carro que entrou na avenida na sequência, denominado M‘Boitatá, a Cobra de Fogo,ostentava uma serpente verde brilhante de 10 metros, representando o boitatá. Junto dela, as cabeças de boi que, como conta a lenda, tiveram seus olhos comidos pela serpente. Também iam campeiros com laços
As lendas do Negrinho do Pastoreio e Lobisomem e Bruxa, além do conto Trezentas Onças, também foram representadas. A penúltima ala mostrou crendices e superstições. Falando da Guerra do Paraguai e a Tríplice Aliança, a ala da história e da herança militar no povo gaúcho fechou a noite — carro com canhões e tiros cênicos encerrou o desfile.
A plateia lotou as arquibancadas. Idosos, adultos e jovens se misturavam entre os espectadores do desfile.
Fonte: Agncia Brasil