Quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Última Modificação: 05/11/2018 14:03:06
Possibilidade de neve se afasta com o enfraquecimento da massa de ar polar
Ouvir matéria
Apesar do frio intenso, a expectativa de queda de neve no Rio Grande Sul neste início de primavera foi frustrada. A quarta-feira deve continuar gelada, mas sem chance de nevar e com sol sobre a maior parte do Estado.
Segundo a meteorologista Tatiane Martins, da Somar Meteorologia, as condições necessárias para o fenômeno não se repetiram:
— A pouca umidade e as mínimas não tão baixas acabaram afastando a possibilidade de nevar no Estado nesta quarta-feira. Tudo indica que a massa de ar polar está perdendo força.
O frio, porém, deve se manter até o final de semana, quando uma área de instabilidade se chega ao RS. Há condição para a formação de geada de forma isolada pelo Estado nesta quarta e na quinta-feira.
A temperatura mais baixa deste amanhecer foi registrada em São José dos Ausentes, com 3,7°C. Em Porto Alegre, as estações do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram 10,5°C, e devem chegar ao 18°C à tarde. A temperatura máxima no RS deve chegar aos 19°C em São Borja.
No Estado, a temperatura mais alta deste amanhecer, segundo o Inmet, ocorreu em Torres, 12,7°C. Somente no Litoral Norte foram registradas temperaturas acima dos 11°C antes das 6h.
O ciclone extratropical, que na terça-feira provocou rajadas de vento de até 80 km/h, se afasta em direção ao Oceano Atlântico. As rajadas mais fortes até as 6h30min foram registradas em Torres, com 46 km/h, e Lagoa Vermelha, 40 km/h.
Fonte: ClicRBS