Sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Última Modificação: 05/11/2018 14:01:56
Ouvir matéria
Equipes do programa saúde da família (PSF), enfermeiros e agentes comunitários de saúde, estiveram durante toda a sexta-feira (11), no centro da cidade abordando a população feminina acima de 40 anos, com a finalidade de disseminar orientações e informações, sobre as alternativas que devem ser observadas como preventivo a doença.
O trabalho realizado consistiu de uma panfletagem informativa, direcionada a toda a população que circulava pela zona central da cidade. Estudos científicos demonstram que a mamografia de rastreamento para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, com intervalo a cada dois anos entre os exames, apresenta excelentes resultados para a prevenção da doença. O monitoramento das mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares, tendo por objetivo diagnosticar precocemente possíveis casos da doença, é uma ótima medida para redução da taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.
As mulheres consideradas em situação de risco, observado o histórico familiar, devem começar a fazer o exame a partir dos 35 anos, seguindo a orientação médica. Portanto, a avaliação clínica, realizada pelo profissional da saúde é muito importante, para decidir o início e o intervalo da realização dos exames de mamografia e colo de útero.
Fonte: pmf