Quinta-feira, 17 de outubro de 2013
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Modelo de turno único, adotado em 29 colégios, esbarra na falta de estrutura, excesso de alunos por turma e adaptação dos professores
expansão da educação integral no Paraná vai ocorrer pelo modelo das atividades complementares, com esportes e música no contraturno, em vez do turno único de nove horas diárias com mais aulas de Português e Matemática, sistema usado por 29 colégios do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o modelo das atividades complementares deve chegar a pelo menos 700 escolas em 2014, mas não há planos para levar o turno único a mais escolas em curto prazo. A expansão desse modelo estaria esbarrando, principalmente, na infraestrutura inadequada de escolas antigas, diz a Seed.
Como não há um conceito definido do que seja educação integral no país, a ampliação da jornada tem se tornado a principal referência das secretarias de educação, que vêm experimentando diversos modelos. No Paraná, a Seed considera como ensino integral tanto o turno único com matriz curricular comum, de 45 horas semanais, como as atividades complementares, que totalizam 35 horas de permanência do aluno na escola.
Fonte: gazeta