Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2014
Última Modificação: 05/11/2018 13:56:55
Ouvir matéria
O pescador Jose Salvador Alvarenga, que esteve perdido 13 meses no mar, vai voltar para casa na sexta-feira (7), segundo autoridades das Ilhas Marshall, onde o náufrago está. Ele parte do país para o Havaí. Depois segue para El Salvador (país de origem) ou para o México, onde vive.
O pescador, conhecido por La Cancha (gordo, em tradução livre), partiu para o mar no México em dezembro de 2012 com comida e bebida apenas para um dia. Ele estava acompanhado de um jovem, que morreu enquanto estavam perdidos. Alvarenga foi encontrado na última quinta-feira (30) em um atol de corais.
Na pequena embarcação, de 7 metros, Alvarenga percorreu 12,5 mil quilômetros (km), do México até as Ilhas Marshall. Segundo pescadores de Chiapas, estado do Noroeste mexicano de onde o pescador saiu, ele foi visto pela última vez na cidade de Chocohuital antes de partir para o mar, no dia 20 de novembro de 2012. Segundo eles, Alvarenga planeava retornar no dia seguinte.
De acordo com a Proteção Civil de Chiapas, as autoridades fizeram buscas com aviões e navios para tentar encontrar o pescador Alvarenga e o jovem que o acompanhava, identificado como Ezequiel Cordoba Barradas.
Segundo informações dadas pelo próprio pescador à imprensa internacional, ele pensou em suicídio, mas resistiu ao sonhar com a sua comida favorita, tortilhas, e com o reencontro com a família. Alvarenga disse ainda que o jovem, entre 15 e 18 anos, morreu de fome por não conseguir se alimentar de uma dieta à base de carne de gaivotas, sangue de tartaruga e água da chuva.
*Com informações da Agência Lusa
Fonte: Agncia Brasil