Sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Última Modificação: 05/11/2018 13:38:09
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Um dos motivos que normalmente derruba a nota é não propor uma solução para o problema apresentado na questão
Qual é o segredo para fazer um bom texto dissertativo-argumentativo? Professores de redação apresentaram, a pedido da Gazeta do Povo, dicas para esse tipo de texto, exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se dar bem, é fundamental conhecer o gênero pedido, que precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
O professor Elinton Lourenço, do Colégio Opet, define o gênero dissertativo-argumentativo como um “formato textual em que colocamos nossas ideias, tentando prová-las ou defendê-las, para persuadir o leitor.”
As redações do Enem são corrigidas com base em cinco critérios: domínio da escrita formal da língua portuguesa; capacidade de compreender a proposta de redação e usar conceitos de diversas áreas para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos.
Segundo os professores, a principal dificuldade dos estudantes é com a última competência. “O que faz os alunos perderem nota é a proposta de intervenção. A maioria não apresenta uma solução para o problema”, diz Lourenço. O professor Elio Antunes, do Expoente, recomenda uma boa argumentação para garantir nota alta. “O aluno tem de apresentar uma ou duas soluções pertinentes e inteligentes.”
A redação passa por dois corretores, que atribuem nota com base nas cinco competências. Cada uma recebe notas de 0 a 200, e a pontuação de cada corretor é a soma das notas das competências. A nota final, se não houver discrepância entre os dois corretores, é a média aritmética das duas notas finais.
Se houver diferença igual ou maior a 100 pontos entre as notas atribuídas pelos dois corretores, ou diferença de mais de 80 pontos entre as notas de duas competências, há uma terceira correção. Se não tiver discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros corretores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas que mais se aproximarem. Com discrepância entre a terceira correção e as demais, a redação passa por uma nova banca, com três corretores.
2013 – “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”: dois textos e duas imagens de campanhas de conscientização sobre o tema serviam de base para os estudantes.
2012 – “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”: a proposta trazia três textos informativos sobre o assunto. Um deles abordava a chegada de imigrantes no Brasil nos séculos XIX e XX, e os outros dois de movimentos recentes: a chegada de imigrantes haitianos ao Acre, e a imigração de bolivianos, por questões econômicas.
2011 – “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”: novamente um tema atual. No mesmo ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o acesso à rede com um direito fundamental do ser humano. Duas notícias e uma história em quadrinhos ajudavam a debater o tema, exigindo uma proposta de conscientização social.
2010 –“Ajuda Humanitária”: o material de apoio trazia duas notícias do mesmo ano sobre o tema: o treinamento de alunos e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para atuar em apoio humanitário em Palmares (AL), uma das cidades atingidas pelas enchentes no período, e uma campanha de ajuda a vítimas de um terremoto no Haiti.
2009 – “O indivíduo frente à ética nacional”: neste caso, dois artigos de opinião e uma charge propunham uma discussão entre temas como ética, corrupção e a responsabilidade individual.
A redação pode ser zerada nos seguintes casos:
1. Se o texto fugir do tema proposto ou não seguir a estrutura textual do tipo dissertativo-argumentativo;
2. Se não tiver texto escrito na folha de redação;
3. Se o texto apresentar até sete linhas, independentemente do conteúdo. Nesse caso, será considerado “texto insuficiente”. Se a redação tiver linhas com cópia dos textos motivadores do caderno de questões, elas serão desconsideradas para efeito de correção e contagem do número de linhas;
4. Se o texto tiver “impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação”, se desrespeitar os direitos humanos e apresentar parte do texto desconectada com o tema proposto.
Fonte: gazeta