Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
Última Modificação: 05/11/2018 13:30:11
Ouvir matéria
O governo cogitou prorrogar o horário de verão por um mês, para tentar poupar os reservatórios das usinas hidrelétricas, mas decidiu manter a data de encerramento
O próximo fim de semana terá uma hora a mais. O motivo é o fim do horário de verão, que termina à zero hora deste domingo (22). Os relógios devem ser atrasados em uma hora.
O governo cogitou prorrogar o horário de verão por um mês, para tentar poupar os reservatórios das usinas hidrelétricas. Mas após uma reunião entre o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) e a presidente Dilma Rousseff, foi mantida a data de termino para o dia 22 de fevereiro.
"Chegamos a conclusão, após avaliação bastante técnica, de que não devemos prorrogar. Portanto, no próximo dia 22 encerra-se o horário de verão", disse Braga.
De acordo com registros do ONS, com uma hora a mais de luz natural, a demanda no começo da noite diminui 2.065 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 630 MW no subsistema Sul, correspondendo a uma redução de 4,6% e 5,0%, respectivamente.
No ano passado, a adoção do horário especial permitiu economia de R$ 400 milhões.
Como surgiu o horário de verão
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.
Em 2008, o decreto 6.558 definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. Assim, ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.
A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.
Fonte: Gazeta