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Quarta-feira, 04 de março de 2015

Última Modificação: 05/11/2018 13:28:35


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Renault busca entre elas soluções para melhorar o uso dos automóveis no dia a dia. Hoje, a participação feminina é de 80% nas compras

Da próxima vez que um carro novo parar ao seu lado, olhe para ver quem está dirigindo. Se for mulher, saiba que elas respondem por quase 50% das compras dos zero quilômetro no Brasil. Se for um homem e estiver com a namorada, noiva ou esposa, provavelmente ele fez uma consulta à sua cara metade sobre qual é a melhor escolha para se pôr na garagem. E isso se não foi a própria quem ‘assinou o cheque’. Afinal, cerca de 80% das aquisições são influenciadas direta ou indiretamente pelo sexo feminino, segundo a consultoria Frost & Sullivan.

Baseada nessa constatação, a Renault começou a desenvolver produtos concebidos com a ajuda delas. E o primeiro desses projetos foi o Captur, modelo mais popular da empresa na Europa. Metade da equipe dedicada ao cruzamento da engenharia, design, marketing e vendas foi formada por mulheres – a maior quantidade para qualquer carro da marca.

Como consequência, o crossover compacto, previsto para desembarcar por aqui em breve, nasceu com soluções que também atendem às exigências do público feminino. “Não se trata de um carro cor-de-rosa e cheio de maquiagem, mas de um projeto equilibrado, voltado tanto para o homem quanto para a mulher. O Captur virou o ícone que melhor representa esta ideia”, diz Sílvia Barcik, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da marca.

O modelo, por exemplo, possui uma gaveta abaixo do porta-luvas para armazenar bolsas, carteiras e outros objetos, evitando que eles fiquem em cima do banco e chamem a atenção de assaltantes. “O Captur traz ainda uma capa com abertura por zíper revestindo os assentos. Caso uma criança derrube comida ou vomite, é só retirá-la e colocar na máquina de lavar”, explica Sílvia, que também é a líder brasileira do Women@Renault, grupo formado por homens e mulheres com o objetivo de fortalecer a diversidade de gênero dentro da marca – uma iniciativa global disseminada nos países em que possui fábricas instaladas. Detalhes estéticos, de design, tecidos, iluminação e posição dos assentos refletem este equilíbrio de necessidades pensado para o crossover.

Inspirada no resultado alcançado pelo Captur, a Renault do Brasil desenvolveu uma ação no Salão de São Paulo, primeiramente em 2012, como experiência, e depois em 2014, com apontamentos concretos. Um grupo de 50 clientes foi convidado para visitar a feira e avaliar os concorrentes diretos do Sandero e do Sandero Stepway. A finalidade era buscar ideias que contribuíssem para a evolução do modelo de maior sucesso da Renault no país e, quem sabe, criar uma versão especial do modelo.

Segundo o chefe de Produtos da marca, Felipe Barbosa de Andrade, a escolha não foi por acaso, já que mais de 50% dos consumidores do hatch são mulheres, “especialmente do Stepway, que possui a suspensão elevada, o que transmite a sensação de proteção e de melhor visualização no trânsito”, ressalta.

Fonte: Gazeta

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