Quarta-feira, 22 de abril de 2015
Última Modificação: 05/11/2018 13:26:43
Ouvir matéria
No Dia da Terra, que por coincidência também é a data de nascimento do nosso querido Brasil, Viva Maria saúda os povos indígenas, que aqui viviam em perfeita harmonia com a natureza até a chegada de Cabral em 1500, como atesta a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota.
Taí um trecho da carta de Caminha, primeiro registro de nossa certidão de nascimento datada de primeiro de maio de 1500, (uma sexta-feira) em Porto Seguro , Ilha de Vera Cruz.
De lá pra cá a história nos condena pelo genocídio imposto aos nossos parentes. Uma dívida impagável que a custa de muita luta começa a ser amortizada com a homologação de algumas terras indígenas pela Presidência da República. Na última segunda-feira, a presidenta Dilma homologou a terra indigena parte do licenciamento de Belo Monte, Reserva Arara da Volta Grande do Xingu e outras duas no Amazonas. Mas vamos deixar que a antropóloga Tatiane Klein do Instituto Socioambiental – ISA nos fale da importância dessa conquista. Diga lá, Tatiane!
Viva Maria : Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.
Fonte: Agencia Brasil