Sexta-feira, 22 de maio de 2015
Última Modificação: 02/02/2016 09:30:36
Ouvir matéria
Desde o início da gestão do Prefeito Adilson Silva Lino (PDT), o funcionalismo esteve entre as prioridades. Ao assumir a administração em 2009, herdou uma folha de pagamento atrasada, a qual com a concentração de muitos esforços e economia, foi quitada já no segundo mês.
A partir deste, o prefeito sempre manteve o diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, visando corrigir uma questão que há anos as administrações passadas não tratavam, que era o direito dos servidores quanto a reposições salariais e adequações de tabela.
É válido relembrar que para ter seus direitos atendidos, os funcionários necessitavam recorrer ao Poder Judiciário através de ações judiciais, as quais seus pagamentos perduram até os dias de hoje.
No decorrer desse período as conquistas dos Servidores foram inúmeras, pois, foram praticados reajustes por perdas inflacionárias, reposições na tabela tanto na escala vertical quanto horizontal, e ainda a readequação do Plano de Cargos e Salários.
Nesta semana, em negociações celebradas com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, e com a APP-Sindicato, que responde pela maioria do funcionalismo da Educação, houve um consenso para delimitar os índices a serem praticados ainda dentro da folha de pagamento da competência maio.
Os índices foram definidos da seguinte forma: Os servidores do quadro geral, receberão 6.06% de reposição, pelas perdas inflacionárias, e receberão nos meses de junho/julho o retroativo referente aos quatro primeiros meses do ano pagos em duas parcelas.
Já o quadro da Educação, que se insere em modalidade diferente do quadro geral, receberá 13.01%, a partir de maio, mês o qual é a data base dos Educadores.
Este percentual da categoria da Educação, é previsto por lei, a qual trata do Piso Nacional, entretanto como vem sendo praticado de forma a beneficiar todos os níveis. O prefeito Silva Lino sobre o fechamento desta importante negociação coletiva, para a categoria, cuja mensagem encaminhada a Câmara Municipal já teve a sua aprovação, comentou que “vivemos dias difíceis, este reajuste que estamos concedendo, ato do entendimento com nossos servidores através da sua representação, correspondente a clico transcorrido de nossa administração, expressa um novo tempo na gestão do capital humano do município, a severa dificuldade que temos enfrentado, dia a dia vendo minguar as receitas de repasses, mas seria injusto se não reconhecermos o comprometimento de nossos colaboradores, isto é um compromisso que assumimos pela valorização do servidor público municipal, e vamos manter mesmo diante das adversidades”, finalizou o prefeito.
Fonte: pmf