Segunda-feira, 20 de julho de 2015
Última Modificação: 05/11/2018 13:21:00
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A busca pela alimentação saudável e a vontade de empreender estão no sangue da administradora Thais Allain Semmer, proprietária do Biossana Empório Natural, que vende produtos integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, em Curitiba. Filha dos fundadores da Jasmine Alimentos, uma das marcas pioneiras de produtos saudáveis no Brasil, Thais abriu a primeira loja voltada só para orgânicos no Mercado Municipal de Curitiba em 2009 e hoje conta com outros dois pontos de venda de produtos saudáveis na capital.
No mês que vem, a rede Biossana dá um novo passo com a abertura do Biofoods, restaurante focado na gastronomia funcional com um cardápio voltado para dietas sem glúten e sem lactose. “Desde pequena eu sempre quis ter um restaurante nesta esta área e agora resolvi realmente investir nisso. Além da comida, a pessoa vai poder levar para casa outros produtos frescos ou congelados, como lanches, saladas e quiches”, conta.
O restaurante vai funcionar no mesmo conjunto comercial onde funciona a maior loja do Biossana, no Água Verde, e vai oferecer pelo menos três tipos de pratos diferentes por dia, incluindo opções com carne e veganas.
“Quando abrimos a primeira loja, os orgânicos ainda não eram super conhecidos. Era uma coisa nova, não tinham muitos produtos ou muitas opções. É um mercado que foi caminhando lentamente”, lembra.
Hoje a empresária comercializa além de orgânicos. São mais de 2 mil produtos nacionais e importados desde industrializados e alimentos frescos como bolos, sopas e saladas produzidas na pequena cozinha do empório.
A pequena loja no Municipal que abriu as portas com apenas um funcionário se transformou na rede que hoje emprega 15 pessoas. E ainda há espaço para crescer. “Tem várias pessoas que pedem franquia do empório, mas eu acho que para fazer isso você tem que estar preparado. A expansão do mercado de produtos naturais ainda é uma coisa nova. Agora que as pessoas finalmente estão buscando uma alimentação mais saudável e entender como incluir produtos mais saudáveis na alimentação”, diz.
O mercado de produtos industrializados orgânicos no Brasil cresce 25% ao ano desde 2009, enquanto no resto do mundo a média é de apenas 6%, segundo a consultoria Euromonitor. Se considerarmos outros produtos saudáveis, com nada de açúcar, gordura e mais fibras e nutrientes, a expansão também é enorme, chegando a 98% de crescimento nos últimos cinco anos. Isto faz do Brasil o quarto maior mercado de produtos saudáveis do mundo, com movimentação de US$ 35 bilhões ao ano.
A empresária faz questão de destacar que o negócio nasceu de uma filosofia de vida. “Essa filosofia eu tenho desde que nasci, pelos meus pais, que sempre tiveram uma alimentação mais natural, saudável e macrobiótica. Então eu sempre vivi nesse meio. Aprendi com a minha mãe a fazer muitas coisas. Ensinar as pessoas sobre como ter uma alimentação saudável é o que eu vivo e o que eu gosto”, afirma.
Fonte: gazeta