Quinta-feira, 23 de julho de 2015
Última Modificação: 05/11/2018 13:21:28
Ouvir matéria
Toucas, luvas e meias mantêm o calor no corpo do bebê, e é o remédio mais rápido para aliviar e até evitar a tosse. No inverno, o pior inimigo das crianças, e dos adultos, é o choque térmico. A mudança rápida de temperatura no corpo, especialmente quando saímos de um lugar quente para um local frio, causa um impacto nas células de defesa, facilitando o surgimento de doenças comuns do inverno, como a gripe. Confira mais dicas do médico homeopata, Luiz Antonio Batista da Costa, para as crianças nessa estação.
Cuidado com os vaporizadores e aquecedores
Se ficarem ligados por muito tempo, os vaporizadores deixam o ambiente muito úmido, favorecendo a proliferação de mofos e fungos, e prejudicando a respiração do bebê. Os aquecedores, por outro lado, deixam o ar muito seco, inibindo a produção de mucos, que lubrificam os tecidos das mucosas e ajudam na proteção.
Mais calorias nas refeições
Alimentos quentes e calóricos são bem-vindos no inverno. Prefira sopinhas, macarrão e carnes regularmente nas refeições dos pequenos, pois a gordura corporal ajuda a manter o calor no corpo.
Alívio da tosse na cabeça
O poder de um gorro, luvas e um sapato fechado vai além de manter o corpo aquecido. É um poderoso remédio de alívio, e mesmo prevenção, da tosse. A touca é especialmente importante, pois nossa cabeça funciona como uma chaminé por onde sai o calor.
Embrulhe antes de sair do banho
Deixar a criança mais aquecida possível antes de sair do banheiro, depois do banho, evita o perigoso choque térmico. Quando o corpo quente entra em contato com o ar mais frio, o ar gelado respirado contrai os vasos sanguíneos das vias aéreas, impedindo que os linfócitos (tipo de células de defesa) cheguem à superfície, o que facilita a replicação do vírus da gripe.
Fonte: gazeta