Quinta-feira, 16 de junho de 2016
Última Modificação: 04/01/2017 16:38:09
Ouvir matéria
A Conferência Pública foi realizada no dia 15 (quarta-feira) no Sindicato dos Servidores Públicos de Faxinal, com ampla divulgação a toda a população, através de entrega de convites, divulgação de rua, rádio e redes sociais. Com o tema: Função Social da Cidade e da Propriedade: e o lema: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas.
O evento contou com a participação da sociedade em geral e autoridades, entre elas, o Prefeito Adilson José Silva Lino, vice-prefeito Levi Therezio, secretário de Planejamento e Assuntos Especiais Eduardo Arjona Simões, representantes da câmara municipal entre outros e também diversos segmentos da sociedade civil organizada.
O tema muito bem escolhido foi em razão de que é o ponto central para o tema do desenvolvimento urbano orientado para a inclusão e a justiça social.
Discutir a função social implica no desafio de considerar o interesse social e o interesse individual no espaço urbano em benefício do conjunto da população. A função social da cidade está prevista no Art. 182 da Constituição Federal e sua compreensão está ligada a algumas idéias básicas:
o a cidade é um bem comum que pertence ao conjunto de sua população;
o a cidade é produto do esforço de todas e todos e não de só de alguns grupos;
o a cidade deve oferecer qualidade de vida de forma equilibrada a todos;
o a cidade deve oferecer oportunidade aos mais pobres, em variadas dimensões: cultura, lazer, saúde, educação, transporte, moradia, infraestrutura, entre outros.
o Para termos cidades inclusivas, participativas e socialmente justas, é preciso:
o fomentar a democracia participativa através dos instrumentos legais;
o melhorar a distribuição das pessoas e atividades em espaços seguros, aproximando os locais de moradia dos locais de trabalho, lazer e dos equipamentos de saúde, educação;
o produzir moradias bem localizadas, especialmente para a população mais pobre, e melhorar as condições de vida nos assentamentos precários e irregulares;
o oferecer um sistema de espaços públicos de qualidade, com rotas acessíveis a pessoas com deficiência, praças e áreas verdes;
O palestrante foi Mauro Rockenbach – Secretário Executivo dos Concidades Paraná. Após a ministração da palestra sobre o tema, foi disponibilizado espaço para debater o temário, para discussão sobre os problemas do nosso município bem como formas de adequação para resolução dos mesmos, estabelecendo prioridades.
Neste sentido, pode-se dizer que a função social da cidade envolve o direito a ter uma vida individual e coletiva digna e prazerosa, e a participar das decisões relativas à cidade, inclusive por meio da criação de novos direitos.
Foi um evento democrático muito importante, onde a população pode olhar para a cidade que temos, e ajudar a planejarmos a cidade que queremos, de pensar na função social da cidade, de regular a função social da propriedade, de forma a alcançar cidades inclusivas, participativas e socialmente justas.
Fonte: pmf