Quarta-feira, 05 de dezembro de 2018
Última Modificação: 07/12/2018 17:07:06
Ouvir matéria
Uma notícia de que Faxinal está com infestação de escorpião na praça Central, foi desmentida pela Vigilância Sanitária de Faxinal. A falsa informação na verdade é uma cópia de texto de outra cidade e só mudaram o nome. A Vigilância alerta a populção que o escorpião mais encontrado em Faxinal, é o escorpião preto (Tityus bahiensis) que é muito comum ser encontrado em outros municipios. O amarelo (Tityus serrulatus) que é o venenoso, até o momento nenhum caso foi registrado pela equipe de endemias.
NOTA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE FAXINAL
"Olá gente a respeito da notícia dos escorpiões aqui em Faxinal, principalmente a notícia que na praça está tendo muitos casos, não está confirmado, pois nada chegou até a Vigilância Sanitária do município. Porém realmente está sendo encontrado vários exemplares em nossa cidade, mas até agora nenhum de importância médica, o trabalho está sendo desenvolvido pelos agentes de endemias de Faxinal, trabalho esse que tem como objetivo: (1) Executar inquérito da distribuição espacial de escorpiões, (2) Calcular o índice de infestação domiciliar relativo, (3) Realizar o mapeamento das áreas de risco no município. Até o momento volto a dizer que não estamos encontrando nenhum exemplar do escorpião Tityus Serrulatus (Escorpião Amarelo) somente foi encontrado o da espécie Bothriurus sp. (Escorpião Preto) Pedimos calma à população de Faxinal e atenção, para que se encontrar, independente da espécie de escorpião, entrar em contato com a vigilância sanitária de Faxinal, pelo fone 3461-1332", destaca a nota de Michael Bento da Vigilância Sanitária.
Escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis) espécie mais encontrada em Faxinal
O escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis) tem grande importância pelo veneno com ação neurotóxico, seu veneno não é tão potente quanto o do escorpião- amarelo, mas o acidente deve ser tratado com rapidez. São animais que possuem hábitos noturnos e que se alimentam de baratas, grilos, aranhas e outros invertebrados.
Eles medem cerca de 6 cm, e possuem a carapaça bem escura e as patas de uma coloração marrom. Não são tão agressivos, mas se sentirem ameaçados vão se defender. Fêmeas prenhas costumam ser mais agressivas por questões de proteção, elas enfrentam sem medo o que precisar. Esses animais vivem cerca de 4 anos.
ESCORPIÃO AMARELO: ENTENDA COMO PROCEDER EM CASO DE PICADA
O Escorpião Amarelo é típico do Sudeste e Centro-oeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui hábitos domiciliares e, por isso, o contato com os seres humanos gera, em caso de picadas, um elevado número de acidentes no país. Em média, 20 filhotes são gerados por ano. Em toda a vida, um único escorpião dessa espécie pode gerar até 160 filhotes.
Características
Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar)
É importante agir rápido. Por se tratar da espécie mais venenosa das Américas, o efeito de sua picada é rápido. O atendimento deve ser feito em um tempo máximo de três horas. Crianças de zero a nove anos integram o grupo de risco. Por serem menores, o veneno se espalha de maneira mais rápida.
Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).
Procure o Hospital de Pronto Socorro, em caso de picada ou ligar para o SAMU (192).
Fique de olho
- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
- Mantenha camas e berços afastados da parede.
- Evite que lençóis toquem no chão.
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
Para manter o bicho longe
- Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
- Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.