Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Última Modificação: 26/05/2020 09:12:51
Ouvir matéria
O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Galo, foi eleito na tarde de sexta-feira, (14) dezembro, novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em reunião extraordinária realizada no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), em Apucarana. A chapa única denominada “União do Vale” foi eleita por aclamação.
Galo vai substituir a partir de janeiro o atual presidente Beto Preto (PSD), prefeito de Apucarana. Conforme combinado, no ano de 2020 a presidência ficará com o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), que é o 1º vice-presidente.Demais membros da diretoria executiva são os prefeitos Raimundo Severiano de Almeida Júnior (PSDB), de Bom Sucesso, 2º vice; e Fábio Hidek Miura (PSC), de São João do Ivaí, tesoureiro.Logo após eleito, Galo falou das suas propostas de trabalho como presidente. “Quero assumir a Amuvi para fazer a diferença, como fiz em Faxinal”, disse, justificando que com um trabalho em equipe conseguiu uma aprovação de 89% em seu governo.
Da mesma forma, em equipe, ele pretende dirigir a Amuvi. “O trabalho será de toda a diretoria, assim como todos os prefeitos da Amuvi serão um pouquinho presidente da associação”, conclamou.Galo pediu a união de todos os prefeitos em busca do fortalecimento da Amuvi, assinalando que unidos é possível fazer muita coisa pelo desenvolvimento do Vale do Ivaí. Ainda mais agora quando o Vale do Ivaí terá Ratinho Júnior (PSD) como governador e João Carlos Ortega como secretário do Desenvolvimento Urbano, ambos do Vale. Ele disse acreditar que Beto Preto também será o secretário estadual da Saúde e muito poderá ajudar a região.
União
Beto Preto também defendeu a necessidade de todos os 26 prefeitos estarem unidos. “Nossa oportunidade é agora, não podemos nos fragilizar. Teremos um governador que fala a nossa linguagem e entende a linguagem dos prefeitos”, disse Beto Preto, referindo-se ao governador eleito Ratinho Júnior e destacando a presença no governo do secretário João Ortega.Beto Preto lembrou que a Amuvi é hoje uma associação de municípios reconhecida por lei estadual, tem um novo e moderno estatuto, estando apta a viabilizar projetos regionais.
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), falou da necessidade de se esquecer as rugas do passado e os prefeitos estarem unidos. Segundo ele, há grandes projetos que a Amuvi terá que lutar pela sua concretização, citando a duplicação da rodovia ligando Mauá da Serra a Pitanga.O futuro secretário do Desenvolvimento Urbano, João Ortega, disse ser importante que a Amuvi se fortaleça e procure elaborar projetos regionalizados, respeitando a vocação de cada município.
Segundo ele, a partir de janeiro o Estado já estará disponibilizando R$ 350 milhões aos municípios pelo Paraná Urbano, além de 118 milhões de dólares do Banco Panamericano.O ex-governador Orlando Pessuti, atualmente presidente do BRDE, também colocou o banco à disposição dos municípios do Vale do Ivaí para captação de recursos.
Ele lembrou que o grande momento da Amuvi vai acontecer a partir de 1º de janeiro, quando toma posse o governador eleito Ratinho Júnior. Também esteve presente na reunião o deputado estadual eleito Arilson Chiorato (PT), que assumiu o compromisso de ser o deputado de todo o Vale do Ivaí.
reprodução/https://tnonline.uol.com.br/