endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone0800-090-1062 ou (43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Saúde intensifica o trabalho de prevenção e combate ao escorpião em Faxinal

Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Última Modificação: 18/09/2019 10:32:54


Ouvir matéria

Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária de Faxinal, intensificou na tarde dessa terça-feira (17), o combate a proliferação de escorpiões em toda a cidade, principalmente nos conjuntos Vale Verde e JK, onde foi registrado o aparecimento do escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis). A espécie encontrada não é considerada venenosa, mas sua picada é dolorida.

“Com o calor excessivo, o aparecimento de escorpiões está sendo frequente, principalmente na região Vale do Ivaí e Faxinal não diferente. Precisamos da colaboração de toda a população, somente assim teremos uma cidade limpa, é preciso ter consciência que ao acumular ou jogar lixo em lugares impróprios, estaremos criando um ambiente propicio a proliferação não apenas de escorpiões, mas também de outros insetos e animais peçonhentos”, comentou o responsável pela Vigilância Sanitária, Michael Bento.

COMO EVITAR

Para evitar possíveis acidentes é preciso vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros, utilizar vedantes em portas, janelas e ralos que ajuda a manter os escorpiões longe de casa, isso tudo aliado ao não acumulo de lixo e entulhos, ambiente onde os escorpiões encontram seu alimento. Regularmente, limpe atrás de móveis, cortinas, quadros e outros cantinhos, de preferência sem as crianças por perto.

O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR

Quando encontrar algo do tipo tente levar para Vigilância Sanitária para que seja feito o reconhecimento de espécie. Lembrando que o Município de Faxinal não tem nenhum exemplar de importância médica, mas é importante o monitoramento para que se possa tomar alguma medida de prevenção.

A Secretaria de Serviços Urbanos, ressalta que já tem realizado o serviço de limpeza urbana no município, mas o que se vê, é que logo após passar o serviço, a população volta a jogar entulhos novamente nas vias.

A Prefeitura está fazendo sua parte, mantendo a cidade limpa, mas também precisa da colaboração da população para manter limpas as vias públicas.

                            

Essa é a espécie perigosa, até agora não teve nenhum registro dele no município. Porém já foi encontrado em Apucarana, Ivaiporã, Kaloré, Jandaia e Arapongas. Por isso a Vigilância Sanitária pede para a população ficar atenta, tendo vista que com o Verão a incidência de animais peçonhentos fica elevada na Região.

                       

Escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis) que foi encontrado em Faxinal, tem grande importância pelo veneno com ação neurotóxico, seu veneno não é tão potente quanto o do escorpião- amarelo, mas o acidente deve ser tratado com rapidez.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também