Terça-feira, 08 de outubro de 2019
Última Modificação: 26/05/2020 08:23:57
Ouvir matéria
Na manhã desta terça-feira (08), o prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo, o “Gallo”, recebeu em seu gabinete a visita do Dr. Norton Thomé Zardo (Juiz de Direito e Diretor do Fórum de Faxinal) que esteve acompanhado pelo Promotor de Justiça, Dr. Lucas Franco de Paula.
A pauta da reunião, foi para discutirem sobre a segurança pública da cidade e entre os assuntos levantados foi a construção da nova sede do Fórum e também um projeto de leitura para detentos da ala feminina, que ainda está em discussão.
Outro projeto em discussão foi sobre uma fábrica de construção de blocos e pavers. Nesse segundo projeto, o preso trabalha na fábrica e tem a cada 3 dias trabalhados sua pena diminuída em um dia. O trabalho entre condenados já é utilizado em alguns municípios, como na cidade de Sengès, sendo assim uma forma de readaptação à sociedade, benéfica para o preso e para a prefeitura. O detento trabalha em prol do município, enquanto recebe benefícios como, horários, formas de visita flexíveis e tem a cada três dias de trabalhado, um de remissão da pena.
A fábrica de blocos e pevers, é um projeto que tem que ter a parceria do município, já que a mão de obra é dos presos e a produção seria do município.
Também foram discutidos na reunião, a possibilidade de instalação de ventiladores na cadeia pública, onde o Conselho da Comunidade de Faxinal tem a pretensão de colocar ventiladores nos corredores das celas, mas a estrutura é antiga não suporta.
O prefeito, Ylson Alvaro Cantagallo, se colocou à disposição do Ministério Público para discutir com mais atenção o projeto da fábrica e se comprometeu a dar todo o suporte que for necessário.
“Quanto a cadeia pública, já colaboramos na delegacia com 4 funcionários e sempre que o Dr. Ricardo nos pede ajuda, estamos sempre prontos para ajudar”, frisou Gallo.
Participaram da reunião, membros do Conselho da Comunidade; Promotoria; Dr. Ricardo Augusto de Oliveira Mendes (Delegado de Faxinal); Hanna Bartz; Francisco Alfredo Ferreira, o Ral (Secretário de Administração); Susana Sêga e Vera Pratezi Galvão.
Fonte: /Fotos Lobão