Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020
Última Modificação: 21/02/2020 09:43:44
Ouvir matéria
A Prefeitura de Faxinal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador (CVASST), realiza uma série de ações para combater o mosquito Aedes Aegypti. Com vários municípios vizinhos com epidemia, a ação tem por objetivo manter o município fora da epidemia de dengue.
Nas últimas semanas, agentes de endemias tem realizado várias atividades de controle, entre elas: Pulverização com UBV, denominado Bloqueio Focal, produto esse que elimina em massa criadouros do mosquito da dengue.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Michael Bento, as pulverizações em UBV, por serem atividades de contingência para o controle de vetores, são realizadas conforme as notificações de casos suspeitos de dengue, informados pela Secretaria Municipal de Saúde.
“De posse da notificação do local do paciente suspeito de dengue, é feito então o controle larvário e tratamento de focos em nove quarteirões em torno da casa do paciente suspeito. Também estamos intimando os proprietários de terrenos e imóveis que possuam focos do aedes aegypit em suas propriedades”, salientou Bento.
O trabalho dos agentes também envolve o monitoramento semanal nas áreas de maior risco e o monitoramento de Pontos Estratégicos (PEs) na cidade.
Conforme protocolos instituídos no estado, duas vezes ao ano é realizado o Levantamento de Índice Rápido (LIRA), uma importante ação para detecção da densidade de Aedes aegypti a partir da inspeção em todos os depósitos com água, com a coleta de larvas em um percentual de imóveis do município.
Como combater o mosquito:
- Mantenha a caixa d'água sempre fechada e com a tampa adequada;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixe a água acumulada sobre a laje;
- Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
- Mantenha bem tampados os tonéis e barris de água;
- Encha de areia as bordas dos pratinhos das plantas;
- Se tiver vaso com plantas aquáticas, troque a água e lave, principalmente dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana;
- Guarde as garrafas sempre de boca para baixo;
- Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local protegido da chuva;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Verifique, uma vez por semana, atrás da geladeira o recipiente coletor de água.
Ouvidoria
A Vigilância Epidemiológica, através do Programa de Endemias atende várias denúncias registradas na Ouvidoria do Município, sendo este o meio oficial e legítimo da sociedade participar, registrar e solicitar informações e ações dos órgãos municipais. Desta forma reforça-se a importância deste canal, que pode ser acionado pelo telefone (43) 998 24 07 89).
Fonte: /Fotos Lobão