Sexta-feira, 17 de abril de 2020
Última Modificação: 17/04/2020 14:53:18
Ouvir matéria
A Prefeitura de Faxinal através da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador – CVASST, iniciou na segunda-feira (13), um mega arrastão contra a dengue no município. Equipes de coleta da prefeitura concentraram a ação na Vila Nova e Vila Velha, onde o índice de infestação do mosquito Aedes aeqypti chegou a 100% por cento.
O município está com epidemia de dengue e já ultrapassou mais de 160 casos positivos.
A ação visa interromper a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e eliminar potenciais criadouros do inseto.
A ação contou com o auxílio de todos os agentes de saúde do município, que vistoriaram os imóveis para a retirada de criadouros e simultaneamente orientaram os moradores.
FUMACÊ
Nesta sexta-feira (17), chegou a camionete da 16° Regional de Saúde de Apucarana, que em parceria com a Prefeitura e secretaria de saúde, iniciarão a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), ou seja, a aplicação de inseticida nas residências.
Os profissionais pedem para os moradores abrirem as postas e janelas das residências na hora em que o veículo estiver passando.
Segundo o supervisor de Endemias da 16ª Regional de Apucarana, Valdecir Castanha, o mosquito da dengue está dentro das residências, por isso é importante os moradores se conscientizarem nessa hora.
“Esse inseticida só mata se pegar o mosquito voando, se o mosquito estiver dentro das casas, o veneno não mata, por isso é importante os moradores deixarem portas e janelas abertas”, disse Castanha.
ATENÇÃO PARA OS HORÁRIOS
Sexta-feira (17)
- 17h (Vila Nova e Vila Velha e residencial do Lago).
Sábado (18)
- 6h da manhã (Jardim Novo Faxinal, Jardim São Pedro, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Davi Jorge Curi, Jardim Adran, Residencial Gralha Azul, Residencial Mãe da Unidade, e Casarin).
Outras localidades também estarão recebendo o fumacê durante a semana.
Fonte: fotos/Lobão