Quarta-feira, 22 de abril de 2020
Última Modificação: 22/04/2020 16:08:15
Ouvir matéria
Como ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária, está fazendo a aplicação do fumacê nos bairros onde houve casos de dengue autóctone. O produto, recomendado pelo Ministério da Saúde, é efetivo contra os insetos adultos, mas não elimina os ovos dos mosquitos.
“É uma ação que não vai resolver o problema se não forem eliminados os criadouros dentro dos quintais”, alerta o supervisor de Endemias da 16ª Regional de Saúde, de Apucarana, Valdecir Castanha, responsável pela aplicação do fumacê.
O serviço é realizado com a utilização de uma camionete que circula pelos bairros realizando a pulverização com o CIELO – inseticida composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). Os princípios ativos são diferentes do malathion pois vem pronto para uso em Ultra Baixo Volume (UBV) que é popularmente conhecido como “fumacê”.
Atualmente, todos os bairros estão recebendo o produto, inclusive o centro da cidade. Em cada região, serão realizados três ciclos de aplicação do Cielo. A aplicação acontece nos períodos da manhã ou à noite, das 6 às 9 horas ou das 18 às 21 horas, devido às condições de temperatura mais favoráveis.
“Pedimos a colaboração da população para deixarem as janelas abertas durante a pulverização do fumacê. Assim, conseguimos atingir mosquitos que podem estar escondidos no interior das casas”, orientou o diretor da Vigilância Sanitária, Michael Bento.
Números da doença
Dados atualizados da Secretaria de Saúde de Faxinal já totalizam 559 notificações e 206 casos positivos para dengue no município.
Os bairros da cidade mais infestados pelo mosquito Aedes aegipty são: Vila Nova e Vila Velha; Jardim Novo Faxinal; Adran; São Pedro e Nossa Senhora de Fátima.
Medidas preventivas
Entre as principais medidas preventivas que devem ser adotadas para combater o mosquito e prevenir a dengue, estão: usar repelente, eliminar qualquer tipo de recipiente (até mesmo tampinhas de garrafa pet) que possa acumular água; tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana; retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas; verificar a vedação da caixa d’água; colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem; higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais com bucha; desobstruir as calhas d’água; não acumular lixo.
O mosquito Aedes aegypti é um dos principais vetores causadores da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela. Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor nas articulações e atrás dos olhos. Em caso de algum sintoma da doença, a orientação é que o indivíduo procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Fonte: /Foto Lobão