Quinta-feira, 14 de maio de 2020
Última Modificação: 14/05/2020 17:33:04
Ouvir matéria
A Prefeitura de Faxinal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador – CVASST, destinou nesta quinta-feira (14), aproximadamente 10 toneladas de pneus inutilizáveis para a reciclagem. Com mais esta ação, o município contabiliza ao todo, 73 toneladas de pneus velhos inservíveis fora da natureza.
De acordo com o Secretário de Saúde, Fernando Decarle, o Fernandinho, os pneus são oriundos das borracharias da cidade e do arrastão realizado recentemente no município.
“São pneus que provavelmente seriam descartados em áreas de proteção ambiental da cidade ou em locais a céu aberto, acumulando água e servindo de criadouro para o mosquito da dengue”, disse Decarle.
O diretor da Vigilância Sanitária, Michael Bento, destacou que o material recolhido é direcionado para a reciclagem, onde são feitos novos pneus, solados de sapato, agregado para asfalto, entre outros produtos.
“Esta parceria de coleta somente é possível graças a um convênio assinado pelo município em maio de 2017, com a Associação Reciclanip de São Paulo - entidade vinculada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos que promove a coleta e o envio para reaproveitamento de pneus inservíveis em mais de 800 pontos espalhados por todo o País”, lembrou Bento.
“Quero agradecer toda a equipe da Vigilância pelo trabalho realizado, principalmente na hora de carregar o caminhão, são toneladas de pneus e, é um trabalho braçal que exige esforço, nossos agradecimentos a toda a equipe”, disse.
Os profissionais realizaram o serviço em ambiente aberto e tomando os devidos cuidados, mantendo o distanciamento e tomando as devidas precauções, como, o uso de álcool gel e orientação para desinfecção com água e sabão.
Para descartar seus pneus corretamente no ponto de coleta de Faxinal e com segurança, basta procurar a Vigilância Sanitária, localizada na Av. Santos Dumont, n° 766 – Centro ou para mais informações pelo telefone (43) 3461 22 81.