Quarta-feira, 16 de junho de 2021
Última Modificação: 23/06/2021 10:27:51
Ouvir matéria
O Cento de Tratamento para Covid-19 em Faxinal, foi aberto em março de 2020 e completou 1 ano e 3 meses de funcionamento em junho de 2021. O local é exclusivo para atendimento de pessoas que apresentam sintomas que podem caracterizar coronavírus. Os casos suspeitos passam por triagem, e os positivados recebem medicação para o tratamento precoce da doença. Os dados mais recentes mostram que, de 01 de março de 2020 a 16 de junho de 2021, foram realizadas na unidade, 21.656 consultas. Já os exames realizados pelo laboratório Central do Estado do Paraná - LACEN, foram 6.281 exames. Destes foram positivadas 2.155 pessoas; curadas 1.949; ativas 140, com 10 na enfermaria e 4 na UTI. O município totalizou 66 óbitos, 37 mulheres e 29 homens.
A estrutura completa conta com triagem, consultórios médicos ativos, farmácia, sala para coleta de exames, sala de observação para atendimento de sintomas agravados, ambulância e espaço para hidratação. O atendimento segue funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com equipes de plantão para atender emergências.
Chefiada pelo Dr. Welquison Thomaz Borges Vilela (Dr Thomaz), a equipe médica é composta por profissionais, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e agentes que monitoram e dão total atendimento aos pacientes, inclusive domiciliar em regime de plantão. Após a triagem, o paciente passa para consulta médica, onde é realizada a avaliação clínica e passadas as informações necessárias.
O médico orienta sobre as medidas para o isolamento social, se necessário, emite a receita com os medicamentos de acordo com os sintomas e com o quadro clínico do paciente. O tratamento é feito de acordo com as indicações médicas e cientificas, seguindo o protocolo Ministério da Saúde. Existem medicamentos que são contraindicados para algumas pessoas devido aos efeitos colaterais. Por isso, quem define o tratamento é o médico.
Os casos que requerem maiores cuidados são atendidos no Pronto Atendimento Municipal (24h), que conta com leitos para internação de baixa complexidade. Casos mais graves que demandam de exames clínicos especializados, tomografia, UTI, são encaminhados para os centros de referência do Estado para Covid-19.
É importante frisar que o Centro de Triagem atende moradores com sintomas do coronavírus. Entre os possíveis sintomas estão coriza, mal-estar, dores de cabeça e garganta, febre, tosse e perda de olfato e paladar.
Atualmente trabalham diariamente no Centro de Triagem cerca de 9 servidores, entre eles médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, auxiliar de serviços gerais, entre outros. Desde o início da pandemia da Covid-19, a prefeitura não tem medido esforços para estruturar e dar todo o suporte necessário em diversos setores de atendimento de saúde.
Exames
Existem três métodos, de acordo com o protocolo de saúde, para determinar se o paciente está com o COVID-19:
PCR: O teste PCR/Swab deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia do primeiro sintoma e coleta da mucosa do nariz e da boca, é enviado para o laboratório que determina se a pessoa está com vírus ativo.
Critério Clínico Epidemiológico: Também existe o Critério Clínico Epidemiológico, onde o médico pode considerar o caso confirmado, mesmo sem exame, de acordo com a avaliação, se o paciente apresenta determinados sintomas e tem contato constante ou convive com uma pessoa que já testou positivo.