Quinta-feira, 10 de março de 2022
Última Modificação: 10/03/2022 08:34:10
Ouvir matéria
A Prefeitura de Faxinal através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, informou nesta quinta-feira, 10, que o município confirmou na 1ª semana de março, 05 casos de Dengue.
Os casos foram confirmados nos bairros, Conjunto JK; Jardim Nutrimil e Conjunto João Vieira.
Segundo Michael Bento, responsável pela Vigilância Sanitária, o serviço de nebulização contra o mosquito da dengue já foi realizado nos três bairros. Mas a população precisa colaborar com os agentes. “Já estamos com cidades vizinhas em alerta de dengue e, outras, com risco de epidemia altíssima. As questões climáticas e esse período do ano favorece as infestações, pois o mosquito Aedes Aegypti desconhece fronteiras e o risco de epidemia no município é muito grande”, salientou.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo e o mosquito é também o principal responsável pela transmissão da febre amarela, da febre chikungunya e do zica vírus. A principal forma de combatê-lo é evitando o acúmulo de água parada em recipientes como: copos, lixo, entulhos, pneus velhos, tampinhas de garrafa, ralos, lajes, calhas, piscina, caixas de água sem tampa, vasilhas para animais ou vasos de plantas que ficam expostos a proliferação do vetor. A prevenção é a única arma contra todas essas doenças.
Quais são os sintomas da dengue?
Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.
Caso apresente esses sinais, procure a Unidade de Saúde de referência ou a Unidade de Pronto Atendimento Municipal.
A população também pode fazer denúncias na Vigilância Sanitária pelo Disk Denuncia (43) 3461-2281.