Quinta-feira, 31 de março de 2022
Última Modificação: 31/03/2022 11:19:48
Ouvir matéria
A Prefeitura de Faxinal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comunica que a partir do dia, 2 de maio, o projeto-piloto de coleta seletiva começa a ser obrigatória. Ou seja, não será mais coletado recicláveis no meio do lixo comum. O peso do reciclável e suas características são bem diferentes e fáceis de perceber. Então, se você não aderiu à campanha ainda, vai realmente precisar se adequar ao novo sistema.
1 - Os recicláveis mais conhecidos são: pets, vidros, plásticos em geral, metais, latas, papel e papelão.
2 - Não são recicláveis: lixo orgânico, resíduo de banheiro, lixo hospitalar, embalagens de café e salgadinhos, isopor.
“A mais de um ano do lançamento do projeto-piloto da coleta seletiva no município, a coleta aconteceu de forma cuidadosa e planejada e serviu para testar no dia a dia o funcionamento da coleta, fazendo as avaliações e os ajustes necessários”, explica a secretária de Meio Ambiente e coordenadora do projeto, engenheira Ambiental, Letícia Zakaluca Cantagallo.
Ela acrescentou ainda que os sacos de ráfia não serão mais entregues e, os recicláveis podem ser separados em sacos comuns, conforme o produto (vidro separado em caixa de papelão).
A coleta segue o mesmo cronograma implantado, feita de segunda a sábado, sendo que cada dia em um dos cinco setores, sempre a partir das 7h 30.
A Prefeitura informa que todo o resíduo recolhido pelo caminhão da coleta seletiva é destinado à unidade de processamento, onde os catadores da cooperativa farão a triagem e encaminhará para a reciclagem. A unidade funciona no barracão construído pela prefeitura no Aterro Controlado da cidade.