Sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Última Modificação: 21/10/2022 12:06:17
Ouvir matéria
Na última quarta-feira, 19, a equipe de Endemias do Departamento Municipal de Saúde de Faxinal, passaram por uma capacitação com técnicos da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. A capacitação foi sobre a metodologia das Ovitrampas, método sensível, específico e barato para monitorar a população do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Segundo a coordenadora de Endemias do município, Claudete Albach Rosa, a capacitação ocorreu na sede da Vigilância Sanitária, com o supervisor da 16ª Regional, Valdecir Castanha e o biólogo, Leopoldo Rossi.
Durante a capacitação os agentes conheceram as técnicas de monitoramento, coleta e a importância do uso desta metodologia como instrumento de informação e controle do mosquito da dengue.
Como funciona?
O uso de armadilhas de oviposição (ovitrampas) é uma armadilha utilizada para postura de ovos de mosquitos, sendo eficiente, em especial, na detecção precoce de infestações em áreas onde o mosquito foi eliminado ou recentemente introduzido. As armadilhas constituem-se em depósitos de plástico, na cor preta, com capacidade de 500 ml, contendo uma palheta de eucatex para coletar as oviposições das fêmeas. Sua inspeção é semanal para o recolhimento das palhetas, que são encaminhadas para laboratório para análise