Sexta-feira, 30 de junho de 2023
Última Modificação: 30/06/2023 16:09:29
Ouvir matéria
Foi realizado em Faxinal nesta quinta-feira, 29, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema "Erradicar a Fome e Garantir Direitos como Comida de Verdade, Democracia e Equidade".
O evento contou com a participação de diretores dos CMEIs; Escolas Municipais; representantes da Secretaria Municipal de Educação; Chefe do Núcleo Regional da SEAB de Ivaiporã, Vitória Holzmann; nutricionistas do município, Cibelli Kaplun; Lorena Bahls e alunos do magistério do Colégio Érico Veríssimo, como, também, movimentos sociais ligados à agricultura familiar e representantes das secretarias municipais.
Na abertura do encontro, a médica veterinária, Larissa Fink, destacou a importância de estar atento à qualidade e a certificação dos produtos alimentícios para garantir qualidade aos consumidores. Ela também apresentou resolução da SESA nº 469/2016.
A palestrante, Patrícia Pires, mestre em Segurança Alimentar e Nutricional, de Borrazópolis, falou sobre vários eixos, destacando direitos e desafios para garantir alimentos de qualidade, e, em quantidade suficiente à todas as famílias para proporcionar saúde a todos.
“Muitas vezes as pessoas não exigem esses direitos. Hoje temos diversos programas de segurança alimentar na sociedade e, uma delas, é os Conselhos para garantir os direitos e a segurança dos cidadãos em todos os aspectos, especialmente no que diz respeito a alimentação de qualidade”, destaca a nutricionista.
Logo após a exposição, foi realizada plenária com apresentação de propostas para melhoria ao acesso à boa alimentação. E na oportunidade o secretário de Esportes e Turismo, Édi William Moreira dos Santos, apresentou o projeto ‘Proteja Faxinal’. Projeto este que monitora o estado nutricional e consumo alimentar das crianças, adolescentes e gestantes. Oferta cuidados nutricionais, atividades físicas nos espaços públicos, apoio ao comércio de alimentos saudáveis.
O encontro terminou com a eleição dos delegados que participarão da Conferência Regional de Alimentação.