Quarta-feira, 02 de agosto de 2023
Última Modificação: 02/08/2023 11:05:25
Ouvir matéria
A obesidade deixou de ser um problema de pessoas adultas e passou a ser também uma doença infantil. Alguns estudos mostram que mais de 15% das crianças brasileiras sofrem de obesidade ou têm sobre peso. Esse mau é devido ao consumo excessivo de alimentos com alta taxa de gordura, açúcar e sal, e que causa males como: diabetes, hipertensão arterial, colesterol e triglicerídeos alto, doenças cardiovasculares, entre outros fatores de risco.
Em Faxinal foi criada a Lei Municipal nº 2303/2023, lançada em 29 de junho, de 2023, e tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado, melhoria da saúde e nutrição das crianças no âmbito escolar. No município, é proibido no ambiente das escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas, a comercialização de produtos que contenham em sua composição ingredientes que sejam comprovadamente prejudiciais à saúde.
Alimentos proibidos
pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais, salgadinhos industrializados, frituras em geral, pipoca industrializada, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% (dez por cento) das calorias totais, alimentos cuja preparação seja utilizada gordura vegetal hidrogenada, alimentos industrializados com alto teor de sódio.
Veja o que diz a lei para promoção da alimentação saudável nas escolas
Para enfrentar este cenário da obesidade infantil, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reforça que a responsabilidade é de todos em cuidar e incentivar as crianças a adotar uma alimentação saudável também em casa e a praticar atividades físicas diariamente.